Dicas de cultivo de margaridas
Bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer…
Certamente, em alguma época da sua vida, você já andou por aí arrancando pétalas de uma famosa flor enquanto falava esses versos. Se não fez, então já viu alguma criança ou adolescente arrancando pétalas de flores por aí.
E, infelizmente, a flor mais usada nessa brincadeira é a margarida. Uma flor tão linda, que deixa os jardins lindos e cheios de borboletas e joaninhas.
Já pensou em ter um jardim bem florido e lotado de margaridas? Então, confira essas dicas de cultivo dessa linda espécie:
Qual é a origem da margarida e as suas características?
Do latim “margarita”, a palavra “margarida” significa “pérola”. E na língua inglesa a tradução é “daisy”, uma maneira diferente de escrever e pronunciar a frase “day’s eye”, que significa “olho do dia”.
Essa tradução para o inglês combina muito com as características dessa planta, já que as pétalas da espécie se fecham durante toda a noite e se abrem novamente quando o sol nasce.
A margarida teve origem na Europa e apresenta uma série de características bem marcantes. Entre elas, o seu comprimento que pode chegar até 1 metro nas flores que vivem nos jardins.
As lindas flores da espécie aparecem durante duas estações do ano: no outono e no verão.
Além disso, ela apresenta pétalas bem largas e delgadas em volta de um botão central na cor amarela ou dourada. O caule é bem comprido e as suas folhas são mais ovais.
Muitas pessoas acham que só existe um tipo de margarida ou que elas são todas iguais: pétala branca com o miolo amarelo. Mas, isso realmente não é verdade. No mundo todo podem ser encontradas mais de 20 mil variedades de margarida, como a Paris, a mini, a céu-estrelado, entre várias outras.
E outra curiosidade é que, de acordo com registros históricos, durante o século XIII, a margarida era utilizada na limpeza de ferimentos e no tratamento de febre e gota. Além disso, também há registros de que antigamente a população acreditava que os remédios que tinham como base a margarida poderiam ajudar na cura de doenças que afetam os olhos. Interessante, né?
Como plantar e fazer mudas de margaridas?
Quer plantas margaridas a partir de mudas? Então confira esse passo a passo bem simples:
1º) Para começar, corte uma haste da “planta mãe”.
2º) Em seguida, avalie bem o local que ela será plantada para que tenha bastante luz e pouca umidade.
3º) Depois, faça um buraco na terra para colocar o caule da planta e cubra com terra até a metade.
4º) Para finalizar, regue o caule plantado na terra.
Vale lembrar que, para aumentar a quantidade de margaridas no seu jardim e ter várias flores espalhadas em todo o espaço, é preciso cortar algumas hastes dela durante o seu desenvolvimento e depois plantá-las novamente.
Agora, se você deseja plantar as suas margaridas a partir de sementes, siga esse passo a passo:
1º) Aproveitando que estamos no início do outono (melhor época para semear a espécie), semeie em um solo que seja bem fértil e drenado.
2º) Ao semear, tome cuidado para que as sementes não fiquem completamente enterradas. Isso porque elas necessitam da luz para germinar.
3º) Quando estiverem germinadas, desbaste as mudas para que fiquem apenas as mais fortes e mais saudáveis.
4º) É importante regar as mudas até que elas estejam bem estabelecidas no solo.
Se você deseja plantar as margaridas em vasos dentro de ambientes fechados é preciso seguir os seguintes processos:
1º) Faça a preparação dos vasos com um solo rico durante o período do inverno.
2º) Depois, pressione com cuidado as sementes no solo já úmido. Lembrando que não pode cobrir completamente as sementes, pois elas precisam de luz para que germinem.
3º) Na sequência, coloque o vaso em um lugar bem iluminado e ensolarado, sempre mantendo o solo uniformemente úmido.
4º) Assim que estiverem germinadas, selecione as mudas e deixe apenas as que estiverem fortes e saudáveis.
5º) Quando chegar a primavera, aproveite para preparar as mudas para o jardim. Dessa forma, quando elas estiverem fortes o suficiente para ficarem ao ar livre, plante as mudas nos lugares em que ficarão de fato.
Quais cuidados são necessários com as margaridas?
No geral, as margaridas são flores resistentes que não precisam de muita atenção e cuidados especiais. Então, se você tiver atenção em alguns pontos com certeza irá ter um jardim lindo e cheio delas.
As margaridas geralmente sobrevivem mesmo em solos mais pobres. Mas, para que as suas flores cresçam fortes e saudáveis, garanta que elas estejam em um solo que seja rico em matéria orgânica.
Aqui no blog temos também uma matéria bem completa com dicas exclusivas para ajudar a deixar as suas plantas mais saudáveis com a utilização de adubos orgânicos. Clique aqui para conferir essas informações.
Tendo esse cuidado com o solo, a margarida terá os nutrientes necessários e o solo terá uma drenagem adequada, que é fundamental para essas plantas que não toleram muita água. Elas são extremamente sensíveis à água em excesso, por isso, não exagere na irrigação.
Em relação à temperatura, elas conseguem tolerar várias temperaturas. Entretanto, por não gostarem de umidade, não devem ser colocadas ou plantadas em locais com muita umidade para que não apodreçam.
Além disso, elas adoram o sol e se desenvolvem muito melhor em ambientes bem iluminados. Por isso, se o seu sonho é ter um jardim bem florido e cheio de margaridas, tenha em mente que elas devem ser cultivadas em locais com bastante sol e pouca umidade.
Mas, atenção. As margaridas têm uma curta duração (perenes). Então, para mantê-las todos os anos, é fundamental introduzir todos os anos novas mudas no seu jardim.
Quais problemas podem surgir nas margaridas?
Por ser resistente, a espécie não apresenta tantas dificuldades. Os maiores e principais problemas que podem surgir nas margaridas são: fungo e podridão.
Os fungos acremonium e verticillium podem afetar a sua planta, causando o amarelecimento e a queda das folhas. Mas é muito simples se livrar desses dois fungos. Basta remover e descartar todas as folhas ou raízes que pareçam doentes, além de mantê-las em local ensolarado e sem umidade.
O outro problema que surge por conta do solo encharcado é a podridão da raiz, que faz com que as hastes murchem e acabem morrendo. Para resolver, basta desenterrar delicadamente a planta, cortando e descartando as raízes e folhas que estejam com aspecto de podre.
Gostou dessas informações?
Aqui no nosso blog temos mais algumas matérias com dicas de plantio e cultivo de várias espécies, como uva, poinsétia (popularmente conhecida como Flor do Natal), suculentas, entre outras.
Lembrando que no blog temos uma aba especial com várias dicas sobre jardinagem e paisagismo. Para conferir, clique aqui.
Se você gosta de colocar a Mão na Massa no seu jardim, não deixe de conferir estas matérias que temos aqui no nosso blog:
– Dicas de iluminação para área externa e jardim
– Aprenda a montar um terrário de cactos e suculentas
– Como criar um incrível suporte de plantas com mangueira
– Aprenda a aproveitar a casca de coco para fazer vasos de plantas
Além disso, no site da Famastil você encontra um catálogo completo de itens para jardinagem que irão auxiliar no cultivo do seu jardim e garantir que você tenha sempre em mãos os materiais necessários para dar início a qualquer projeto.
Também fique sempre de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo!
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *