Poinsétia: descubra como cultivar a flor do Natal

como cultivar a flor do Natal

Sabe aquela flor bem vermelha que sempre está presente nas decorações de Natal de casas do mundo todo? Popularmente conhecida como flor do Natal, ela também é chamada de bico de papagaio, poinsétia, estrela de Belém e outros nomes. Essa planta é bastante utilizada para as decorações da época natalina por representar muito bem as cores da data: o vermelho das pétalas e o verde das folhas.

Quer aprender a cultivá-la em casa? Então, confira essas dicas que separamos especialmente para você:

como cultivar a flor do Natal Poinsétia

Qual é a origem da flor de natal?

Descoberta no México por Joel Roberts Poinsett, primeiro embaixador dos Estados Unidos da América no país, a planta foi batizada com o nome de quem a descobriu: “poinsettia”, no português é chamada de poinsétia. Ele encontrou um exemplar da planta e, em 1828, mandou exemplares para a estufa da sua casa, que se adaptaram bem e se desenvolveram com bastante facilidade.

Por conta do seu florescimento ocorrer na época do Natal, a planta ficou mais conhecida pelo nome de flor do Natal e aparece em muitas casas como item decorativo.

como cultivar a flor do Natal Poinsétia

Quais são as características dessa flor?

Semilenhosa, a espécie apresenta flores e folhas que são muito semelhantes à pele com folhas bem largas de tom verde-escuro e formação de brácteas vermelhas nas pontas com as mais diversas tonalidades, podendo até mesmo ser encontrada na cor branca, cor-de-rosa e alaranjada.

A planta pode atingir entre um e quatro metros de altura e, por isso, pode ser chamada de pequeno arbusto ou de árvore.

Com período de floração que ocorre entre os meses de outubro e fevereiro, ela exige cuidados especiais, principalmente, com relação à exposição solar e correntes de ar.

como cultivar a flor do Natal Poinsétia

Como devo plantar a Poinsétia?

Antes de escolher essa espécie para o plantio, é fundamental ter a consciência de que ela precisa ser exposta a uma grande quantidade de luz solar, sendo em média entre seis e oito horas de sol todos os dias. Além disso, precisa estar totalmente protegida de qualquer corrente de ar e temperaturas frias que possam prejudicar o seu desenvolvimento.

Por isso, é tão importante pensar bem se a poinsétia é a espécie adequada para plantar. Depois de escolher esse local com carinho, é hora de colocar a Mão na Massa e iniciar o plantio.

Caso escolha plantar no jardim de sua casa, abra um buraco que seja suficientemente grande e que tenha duas vezes mais diâmetro do que a sua raiz. Após fazer o buraco, coloque a sua flor do Natal com a raiz na terra e regue a sua base logo em seguida.

Já se você decidir plantar em um vaso e cultivar dentro de casa, não esqueça de assegurar que o vaso possa ser colocado em um lugar que tenha muita iluminação e receba a luz do sol todos os dias.

Lembrando que o melhor solo para que a espécie se desenvolva bem é o solo mais arenoso. Então, o ideal é fazer uma mistura que seja rica em matéria orgânica e arenosa.

como cultivar a flor do Natal Poinsétia

Quais são os cuidados necessários com a irrigação e poda?

Para que se mantenha sempre bonita e saudável, é necessário ter alguns cuidados especiais com a espécie.

A rega da flor do Natal só pode ser realizada a partir do momento em que o sol estiver se pondo.

Ela deve ocorrer, em média, duas vezes por semana, mas pode variar de local para local. Para ter certeza de quando a planta precisa ser regada, é preciso verificar o solo com bastante regularidade. Quando estiver seco, é sinal que precisa de rega.

Para isso, utilize um regador, para que esse processo seja lento e delicado, cuidando sempre com a quantidade de água. A raiz não deve ficar encharcada para que não apodreça.

Se você deseja que a planta fique pequena, realize a poda da ponta dos galhos. Isso irá estimular o florescimento e também irá manter a sua planta composta. Para a poda, utilize uma tesoura para poda profissional apropriada.

Além disso, a cada duas semanas, utilize adubo e água para fertilizar a flor, aplicando apenas na base da planta.

como cultivar a flor do Natal Poinsétia

Lembrando que é muito importante realizar a limpeza e desinfetar as ferramentas que serão usadas na poda antes de remover os galhos para evitar a transferência de patógenos para a árvore saudável.

Aqui no blog temos uma matéria completa com dicas exclusivas para ajudar a deixar suas plantas mais saudáveis com a utilização de adubos orgânicos. Clique aqui para conferir essas informações.

como cultivar a flor do Natal Poinsétia

É verdade que essa planta é tóxica?

Essa planta é realmente muito linda, mas é importante saber que ela é uma planta extremamente tóxica aos seres humanos, apresentando diversas propriedades venenosas.

Constituída por látex, a sua seiva leitosa pode provocar diversos problemas se entrar em contato direto com a pele, como: dor, inflamação, comichão, irritação nos olhos, dificuldade de enxergar, inchaço de pálpebras, entre outros sintomas.

Além disso, caso seja ingerida, a planta pode causar vômitos, náuseas e diarreias.

Para evitar qualquer acidente, é aconselhado que a sua poinsétia não fique ao alcance de crianças e animais de estimação.

como cultivar a flor do Natal

Gostou dessas informações?

Após tomar todos esses cuidados e plantar a sua Flor de Natal, tire uma foto bem caprichada e poste marcando a gente nas redes sociais.

Lembrando que no nosso blog temos uma aba especial com várias dicas sobre jardinagem e paisagismo. Para conferir, clique aqui.

Também temos uma aba exclusiva com sugestões de decoração para as datas comemorativas. Clique aqui e acesse.

Além disso, no site da Famastil você encontra um catálogo completo de itens para jardinagem que irão auxiliar no cultivo do seu jardim e garantir que você tenha sempre em mãos os materiais necessários para dar início a qualquer projeto.

Equipe Dicas Mão na Massa

Conteúdo para resolver qualquer parada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagramdicasmaonamassa
Scroll Up