Dicas de cultivo de margaridas

Como plantar margaridas

Bem me quer, mal me quer, bem me quer, mal me quer…

Certamente, em alguma época da sua vida, você já andou por aí arrancando pétalas de uma famosa flor enquanto falava esses versos. Se não fez, então já viu alguma criança ou adolescente arrancando pétalas de flores por aí.

E, infelizmente, a flor mais usada nessa brincadeira é a margarida. Uma flor tão linda, que deixa os jardins lindos e cheios de borboletas e joaninhas.

Já pensou em ter um jardim bem florido e lotado de margaridas? Então, confira essas dicas de cultivo dessa linda espécie:

Como plantar margaridas

Qual é a origem da margarida e as suas características?

Do latim “margarita”, a palavra “margarida” significa “pérola”. E na língua inglesa a tradução é “daisy”, uma maneira diferente de escrever e pronunciar a frase “day’s eye”, que significa “olho do dia”.

Essa tradução para o inglês combina muito com as características dessa planta, já que as pétalas da espécie se fecham durante toda a noite e se abrem novamente quando o sol nasce.

A margarida teve origem na Europa e apresenta uma série de características bem marcantes. Entre elas, o seu comprimento que pode chegar até 1 metro nas flores que vivem nos jardins.

As lindas flores da espécie aparecem durante duas estações do ano: no outono e no verão.

Além disso, ela apresenta pétalas bem largas e delgadas em volta de um botão central na cor amarela ou dourada. O caule é bem comprido e as suas folhas são mais ovais.

Muitas pessoas acham que só existe um tipo de margarida ou que elas são todas iguais: pétala branca com o miolo amarelo. Mas, isso realmente não é verdade. No mundo todo podem ser encontradas mais de 20 mil variedades de margarida, como a Paris, a mini, a céu-estrelado, entre várias outras.

E outra curiosidade é que, de acordo com registros históricos, durante o século XIII, a margarida era utilizada na limpeza de ferimentos e no tratamento de febre e gota. Além disso, também há registros de que antigamente a população acreditava que os remédios que tinham como base a margarida poderiam ajudar na cura de doenças que afetam os olhos. Interessante, né?

Como plantar margaridas

Como plantar e fazer mudas de margaridas?

Quer plantas margaridas a partir de mudas? Então confira esse passo a passo bem simples:

1º) Para começar, corte uma haste da “planta mãe”.

2º) Em seguida, avalie bem o local que ela será plantada para que tenha bastante luz e pouca umidade.

3º) Depois, faça um buraco na terra para colocar o caule da planta e cubra com terra até a metade.

4º) Para finalizar, regue o caule plantado na terra.

Vale lembrar que, para aumentar a quantidade de margaridas no seu jardim e ter várias flores espalhadas em todo o espaço, é preciso cortar algumas hastes dela durante o seu desenvolvimento e depois plantá-las novamente.

Agora, se você deseja plantar as suas margaridas a partir de sementes, siga esse passo a passo:

1º) Aproveitando que estamos no início do outono (melhor época para semear a espécie), semeie em um solo que seja bem fértil e drenado.

2º) Ao semear, tome cuidado para que as sementes não fiquem completamente enterradas. Isso porque elas necessitam da luz para germinar.

3º) Quando estiverem germinadas, desbaste as mudas para que fiquem apenas as mais fortes e mais saudáveis.

4º) É importante regar as mudas até que elas estejam bem estabelecidas no solo.

Se você deseja plantar as margaridas em vasos dentro de ambientes fechados é preciso seguir os seguintes processos:

1º) Faça a preparação dos vasos com um solo rico durante o período do inverno.

2º) Depois, pressione com cuidado as sementes no solo já úmido. Lembrando que não pode cobrir completamente as sementes, pois elas precisam de luz para que germinem.

3º) Na sequência, coloque o vaso em um lugar bem iluminado e ensolarado, sempre mantendo o solo uniformemente úmido.

4º) Assim que estiverem germinadas, selecione as mudas e deixe apenas as que estiverem fortes e saudáveis.

5º) Quando chegar a primavera, aproveite para preparar as mudas para o jardim. Dessa forma, quando elas estiverem fortes o suficiente para ficarem ao ar livre, plante as mudas nos lugares em que ficarão de fato.

Como plantar margaridas

Quais cuidados são necessários com as margaridas?

No geral, as margaridas são flores resistentes que não precisam de muita atenção e cuidados especiais. Então, se você tiver atenção em alguns pontos com certeza irá ter um jardim lindo e cheio delas.

As margaridas geralmente sobrevivem mesmo em solos mais pobres. Mas, para que as suas flores cresçam fortes e saudáveis, garanta que elas estejam em um solo que seja rico em matéria orgânica.

Aqui no blog temos também uma matéria bem completa com dicas exclusivas para ajudar a deixar as suas plantas mais saudáveis com a utilização de adubos orgânicos. Clique aqui para conferir essas informações.

Tendo esse cuidado com o solo, a margarida terá os nutrientes necessários e o solo terá uma drenagem adequada, que é fundamental para essas plantas que não toleram muita água. Elas são extremamente sensíveis à água em excesso, por isso, não exagere na irrigação.

Em relação à temperatura, elas conseguem tolerar várias temperaturas. Entretanto, por não gostarem de umidade, não devem ser colocadas ou plantadas em locais com muita umidade para que não apodreçam.

Além disso, elas adoram o sol e se desenvolvem muito melhor em ambientes bem iluminados. Por isso, se o seu sonho é ter um jardim bem florido e cheio de margaridas, tenha em mente que elas devem ser cultivadas em locais com bastante sol e pouca umidade.

Mas, atenção. As margaridas têm uma curta duração (perenes). Então, para mantê-las todos os anos, é fundamental introduzir todos os anos novas mudas no seu jardim.

Como plantar margaridas

Quais problemas podem surgir nas margaridas?

Por ser resistente, a espécie não apresenta tantas dificuldades. Os maiores e principais problemas que podem surgir nas margaridas são: fungo e podridão.

Os fungos acremonium e verticillium podem afetar a sua planta, causando o amarelecimento e a queda das folhas. Mas é muito simples se livrar desses dois fungos. Basta remover e descartar todas as folhas ou raízes que pareçam doentes, além de mantê-las em local ensolarado e sem umidade.

O outro problema que surge por conta do solo encharcado é a podridão da raiz, que faz com que as hastes murchem e acabem morrendo. Para resolver, basta desenterrar delicadamente a planta, cortando e descartando as raízes e folhas que estejam com aspecto de podre.

Como plantar margaridas

 

Como plantar margaridas

Gostou dessas informações?

Aqui no nosso blog temos mais algumas matérias com dicas de plantio e cultivo de várias espécies, como uva, poinsétia (popularmente conhecida como Flor do Natal), suculentas, entre outras.

Lembrando que no blog temos uma aba especial com várias dicas sobre jardinagem e paisagismo. Para conferir, clique aqui.

Se você gosta de colocar a Mão na Massa no seu jardim, não deixe de conferir estas matérias que temos aqui no nosso blog:

Dicas de iluminação para área externa e jardim

Aprenda a montar um terrário de cactos e suculentas

Como criar um incrível suporte de plantas com mangueira

Aprenda a aproveitar a casca de coco para fazer vasos de plantas

Além disso, no site da Famastil você encontra um catálogo completo de itens para jardinagem que irão auxiliar no cultivo do seu jardim e garantir que você tenha sempre em mãos os materiais necessários para dar início a qualquer projeto.

Também fique sempre de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo!

Equipe Dicas Mão na Massa

Conteúdo para resolver qualquer parada

Nossos Apoiadores

Nosso Instagram

  • Separamos 04 dicas para transformar a sua varando, num espaço perfeito para desfrutar de refeições e momentos especiais com quem você ama: 
Móveis Funcionais: Opte por móveis confortáveis e práticos, como mesas dobráveis e cadeiras empilháveis, para maximizar o espaço e facilitar a organização.
Decoração Aconchegante: Aposte em almofadas coloridas, tapetes macios e plantas decorativas para criar um ambiente acolhedor e convidativo.
Iluminação Charmosa: Adicione um toque de magia com um varal de luzes Foxlux! Além de proporcionar um ambiente acolhedor, é resistente à água.
Espaço Verde: Integre plantas e vasos à decoração para trazer frescor e vida à sua varanda. 
📲Compartilhe este post com alguém que vai te ajudar a colocar em prática!
    Separamos 04 dicas para transformar a sua varando, num espaço perfeito para desfrutar de refeições e momentos especiais com quem você ama: Móveis Funcionais: Opte por móveis confortáveis e práticos, como mesas dobráveis e cadeiras empilháveis, para maximizar o espaço e facilitar a organização. Decoração Aconchegante: Aposte em almofadas coloridas, tapetes macios e plantas decorativas para criar um ambiente acolhedor e convidativo. Iluminação Charmosa: Adicione um toque de magia com um varal de luzes Foxlux! Além de proporcionar um ambiente acolhedor, é resistente à água. Espaço Verde: Integre plantas e vasos à decoração para trazer frescor e vida à sua varanda. 📲Compartilhe este post com alguém que vai te ajudar a colocar em prática!
    6 dias atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Hoje, celebramos as mães!
Elas são a força por trás de cada mudança, cada projeto de renovação e cada momento de cuidado, desde o momento em que nos ensinam a arrumar a cama até as grandes reformas que realizamos juntos, suas orientações e apoio são essenciais.
Neste Dia das Mães, vamos homenagear essas mulheres incríveis, elas merecem todo o nosso reconhecimento 💐🏠
    Hoje, celebramos as mães! Elas são a força por trás de cada mudança, cada projeto de renovação e cada momento de cuidado, desde o momento em que nos ensinam a arrumar a cama até as grandes reformas que realizamos juntos, suas orientações e apoio são essenciais. Neste Dia das Mães, vamos homenagear essas mulheres incríveis, elas merecem todo o nosso reconhecimento 💐🏠
    1 semana atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Deixe as crianças explorarem sua criatividade, transforme sua casa em um espaço de aprendizado e diversão.
Prepare-se para colocar em prática ideias que vão além da decoração e transforme sua casa em um verdadeiro playground criativo!
📲Compartilhe este post com alguém que vai te ajudar a colocar em prática!
    Deixe as crianças explorarem sua criatividade, transforme sua casa em um espaço de aprendizado e diversão. Prepare-se para colocar em prática ideias que vão além da decoração e transforme sua casa em um verdadeiro playground criativo! 📲Compartilhe este post com alguém que vai te ajudar a colocar em prática!
    1 semana atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Descubra como pequenos espaços e a luz do sol podem ser seus maiores aliados no cultivo de um mini jardim comestível. Aprenda como escolher o melhor local, preparar o solo com nutrientes essenciais e escolher as melhores plantas! 🪴
Acesse nosso blog para saber mais sobre iniciar sua própria horta em casa! ✨ E não se esqueça de compartilhar nos comentários qual planta você está mais animado para cultivar. 🌿
    Descubra como pequenos espaços e a luz do sol podem ser seus maiores aliados no cultivo de um mini jardim comestível. Aprenda como escolher o melhor local, preparar o solo com nutrientes essenciais e escolher as melhores plantas! 🪴 Acesse nosso blog para saber mais sobre iniciar sua própria horta em casa! ✨ E não se esqueça de compartilhar nos comentários qual planta você está mais animado para cultivar. 🌿
    2 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • 🚰💡 Quer trocar a torneira da cozinha, mas não sabe qual escolher? Escolher a torneira certa vai além do design - é importante considerar funcionalidade, instalação e durabilidade. Confira nossas dicas:
1️⃣ Torneira simples ou com misturador? Decida se você precisa de uma torneira apenas para água fria ou se prefere uma com misturador para água quente e fria. 
2️⃣ Torneira de bancada ou de parede? Escolha o modelo que se encaixa melhor no design da sua cozinha. 
3️⃣ Tamanho da torneira: Calcule a profundidade da bancada para escolher uma torneira e cuba que se encaixem no ambiente. Verifique a altura disponível e a distância entre a torneira e a cuba para evitar respingos.
4️⃣ Pressão mínima recomendada: Verifique a pressão mínima recomendada para o funcionamento da torneira. Isso é importante para garantir uma vazão adequada de água.
5️⃣ Modelo e funcionalidades: Escolha um modelo que atenda às suas necessidades de uso. Existem torneiras extensíveis, flexíveis e com passagem para água filtrada, cada uma com suas próprias vantagens.
6️⃣ Arejador: Considere torneiras com arejador, que adicionam ar ao jato de água, economizando até 50% de água sem comprometer a potência.
    🚰💡 Quer trocar a torneira da cozinha, mas não sabe qual escolher? Escolher a torneira certa vai além do design - é importante considerar funcionalidade, instalação e durabilidade. Confira nossas dicas: 1️⃣ Torneira simples ou com misturador? Decida se você precisa de uma torneira apenas para água fria ou se prefere uma com misturador para água quente e fria. 2️⃣ Torneira de bancada ou de parede? Escolha o modelo que se encaixa melhor no design da sua cozinha. 3️⃣ Tamanho da torneira: Calcule a profundidade da bancada para escolher uma torneira e cuba que se encaixem no ambiente. Verifique a altura disponível e a distância entre a torneira e a cuba para evitar respingos. 4️⃣ Pressão mínima recomendada: Verifique a pressão mínima recomendada para o funcionamento da torneira. Isso é importante para garantir uma vazão adequada de água. 5️⃣ Modelo e funcionalidades: Escolha um modelo que atenda às suas necessidades de uso. Existem torneiras extensíveis, flexíveis e com passagem para água filtrada, cada uma com suas próprias vantagens. 6️⃣ Arejador: Considere torneiras com arejador, que adicionam ar ao jato de água, economizando até 50% de água sem comprometer a potência.
    2 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Querendo dar um novo ar para o seu lar? ✨ Já pensou em reformar móveis antigos? Confira nossas dicas de como revitalizar sua mobília com técnicas simples de pintura e restauração! 🎨
Passo 1: Desmonte os móveis. Com o Kit de Chave Fenda e Philips Famastil, você pode desmontar as peças com facilidade, facilitando o processo de restauração.
Passo 2: Prepare a superfície. Use a Lixa para Massa e Madeira Famastil para remover resíduos e garantir uma base lisa para a pintura.
Passo 3: Aplique a tinta. Escolha uma cor que combine com a sua decoração e aplique a tinta uniformemente sobre a superfície preparada.
Passo 4: Deixe secar. Aguarde o tempo necessário para a tinta secar completamente antes de remontar os móveis.
    Querendo dar um novo ar para o seu lar? ✨ Já pensou em reformar móveis antigos? Confira nossas dicas de como revitalizar sua mobília com técnicas simples de pintura e restauração! 🎨 Passo 1: Desmonte os móveis. Com o Kit de Chave Fenda e Philips Famastil, você pode desmontar as peças com facilidade, facilitando o processo de restauração. Passo 2: Prepare a superfície. Use a Lixa para Massa e Madeira Famastil para remover resíduos e garantir uma base lisa para a pintura. Passo 3: Aplique a tinta. Escolha uma cor que combine com a sua decoração e aplique a tinta uniformemente sobre a superfície preparada. Passo 4: Deixe secar. Aguarde o tempo necessário para a tinta secar completamente antes de remontar os móveis.
    2 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Transforme sua garagem em um espaço maximizado e multifuncional com essas dicas para organizar a otimizar:
1️⃣ Zonas de Armazenamento: Divida sua garagem em zonas específicas para ferramentas, equipamentos esportivos e itens sazonais. Utilize prateleiras, ganchos e armários para manter tudo organizado e de fácil acesso.
2️⃣ Parede de Ferramentas: Instale um painel perfurado ou uma placa de pegboard para pendurar as suas ferramentas da Famastil, garantindo que elas estejam sempre visíveis e ordenadas. 
3️⃣ Elevação: Considere o uso de sistemas de armazenamento suspensos ou prateleiras no teto para itens que são usados ​​menos frequentemente. Isso libera o chão para o estacionamento de veículos ou outras atividades.
4️⃣ Iluminação Adequada: É crucial para uma garagem funcional. Opte por luminárias de LED que são eficientes e iluminam bem o espaço, facilitando o trabalho e a localização de itens.
5️⃣ Isolamento e Ventilação: Garanta que sua garagem tenha isolamento adequado e ventilação para manter o ambiente confortável e proteger itens armazenados contra umidade e mofo.
🔍 Quer mais ideias e inspirações para reformar sua garagem? Acesse nosso link na bio e confira mais dicas!
    Transforme sua garagem em um espaço maximizado e multifuncional com essas dicas para organizar a otimizar: 1️⃣ Zonas de Armazenamento: Divida sua garagem em zonas específicas para ferramentas, equipamentos esportivos e itens sazonais. Utilize prateleiras, ganchos e armários para manter tudo organizado e de fácil acesso. 2️⃣ Parede de Ferramentas: Instale um painel perfurado ou uma placa de pegboard para pendurar as suas ferramentas da Famastil, garantindo que elas estejam sempre visíveis e ordenadas. 3️⃣ Elevação: Considere o uso de sistemas de armazenamento suspensos ou prateleiras no teto para itens que são usados ​​menos frequentemente. Isso libera o chão para o estacionamento de veículos ou outras atividades. 4️⃣ Iluminação Adequada: É crucial para uma garagem funcional. Opte por luminárias de LED que são eficientes e iluminam bem o espaço, facilitando o trabalho e a localização de itens. 5️⃣ Isolamento e Ventilação: Garanta que sua garagem tenha isolamento adequado e ventilação para manter o ambiente confortável e proteger itens armazenados contra umidade e mofo. 🔍 Quer mais ideias e inspirações para reformar sua garagem? Acesse nosso link na bio e confira mais dicas!
    2 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Dê um passo em direção à sustentabilidade com as crianças! Coloque a Mão na Massa e ensine como preparar o solo, escolher as plantas ideais e cuidar da horta, enquanto cria momentos valiosos com os pequenos. 
✅ Lembre-se de conferir nosso blog para mais dicas e ideias sobre jardinagem para crianças!
    Dê um passo em direção à sustentabilidade com as crianças! Coloque a Mão na Massa e ensine como preparar o solo, escolher as plantas ideais e cuidar da horta, enquanto cria momentos valiosos com os pequenos. ✅ Lembre-se de conferir nosso blog para mais dicas e ideias sobre jardinagem para crianças!
    2 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • 🎨✨ Escolher a paleta de cores certa para o seu ambiente pode transformar sua casa! 
Leve em consideração a atmosfera que deseja criar, cores neutras e claras refletem a luz natural, tornando espaços mais amplos. Enquanto tons mais vibrantes e escuros podem adicionar personalidade e sensação de aconchego ao espaço.
Aqui vão algumas sugestões:
Sala de Estar: Tons neutros, como bege, cinza e branco. Para complementar, adicione toques de cor com acessórios e almofadas em tons mais vibrantes.
Quarto: Cores suaves e tranquilas, como tons de azul claro, verde menta e lavanda.
Cozinha: Cores claras e arejadas, como branco, marfim e tons de cinza claro.
Banheiro: Tons de azul claro e verde-água são ótimas opções.
✨🏠 Quer mais dicas para colocar a mão na massa e transformar sua casa? Acesse o link da bio.
    🎨✨ Escolher a paleta de cores certa para o seu ambiente pode transformar sua casa! Leve em consideração a atmosfera que deseja criar, cores neutras e claras refletem a luz natural, tornando espaços mais amplos. Enquanto tons mais vibrantes e escuros podem adicionar personalidade e sensação de aconchego ao espaço. Aqui vão algumas sugestões: Sala de Estar: Tons neutros, como bege, cinza e branco. Para complementar, adicione toques de cor com acessórios e almofadas em tons mais vibrantes. Quarto: Cores suaves e tranquilas, como tons de azul claro, verde menta e lavanda. Cozinha: Cores claras e arejadas, como branco, marfim e tons de cinza claro. Banheiro: Tons de azul claro e verde-água são ótimas opções. ✨🏠 Quer mais dicas para colocar a mão na massa e transformar sua casa? Acesse o link da bio.
    3 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/10
Receber Conteúdos e
Novidades em Primeira Mão

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Instagramdicasmaonamassa
    Scroll Up