Quais são as plantas mais indicadas para ter em apartamento?
Muitas pessoas optam por morar em apartamento por conta da segurança, tranquilidade, localização ou por preferência mesmo.
Mas, apesar de ter um espaço mais limitado, morar em apartamento não significa abrir mão de algumas coisas que temos quando moramos em uma casa, como, por exemplo, a jardinagem.
Para você continuar colocando a Mão na Massa na jardinagem mesmo morando em apartamento e sem ocupar muito espaço, separamos uma lista com algumas plantas que são indicadas para se ter nesse tipo de ambiente. Confira só:
Lança de São Jorge
Ideal para ser colocada em cômodos internos e também para a decoração dos cantos dos ambientes, a Lança de São Jorge apresenta folhas verticais com formato cilíndrico.
Essa espécie é marcada pela sua resistência, podendo ser cultivada em apartamentos e plantada em vasos.
Sem jogar água diretamente em cima das folhas, a Lança de São Jorge precisa de pouca água. Ela deve ser irrigada apenas uma vez a cada duas semanas.
Minis cactos
Os minis cactos são diferentes dos demais tipos de cactos. Isso porque a espécie não necessita de muito sol ou de muita água.
Para saber o momento certo de irrigar, basta sempre checar a terra. Caso a terra esteja muito seca, que geralmente acontece uma vez na semana, é necessário regar ou umedecer um pouco a terra.
Aqui no blog temos uma matéria completa que ensina o passo a passo para montar um lindo terrário de cactos e suculentas. Para saber como montar o seu e caprichar na decoração do seu apartamento, clique aqui e acesse o nosso tutorial.
Rosa de Pedra
A Rosa de Pedra também é muito conhecida pelo seu nome científico: Echeveria.
Muito parecida com o formato de uma flor, essa planta não precisa de muito sol para ser cultivada. Além disso, para a irrigação, basta regar a cada duas semanas desde que a água não seja direcionada diretamente para as folhas.
Se, assim como a gente, você também ama as suculentas, não deixe de acessar a matéria com dicas de cuidados, de plantio e de outras ideias para uma linda decoração utilizando essa espécie de plantas. Clique aqui e confira.
Jade
A jade é realmente muito parecida com uma miniatura de árvore, deixando o ambiente mais divertido.
Essa planta com folhas em tom de verde azulado apresenta um crescimento bastante lento.
Para ter uma dentro do apartamento, basta garantir que ela fique em um lugar em que receba luz direta do sol em algum momento do dia.
E, para a irrigação, tenha cuidado para que o solo não fique muito úmido para não comprometer a planta. A rega pode ocorrer apenas uma vez por semana para que ela se mantenha saudável.
Violeta
As violetas geralmente já são compradas em pequenos vasos. Por isso, são uma opção perfeita para cultivar em apartamento, já que ocupam pouquíssimo espaço.
Além disso, elas ficam lindas na decoração, graças a sua grande variedade de cores que combina e enfeita os diferentes ambientes do seu lar.
Os cuidados com elas também são muito simples. A espécie precisa ser regada de duas a três vezes por semana e deve ser exposta ao sol de maneira indireta.
Antúrio
Essa planta é o verdadeiro curinga para os ambientes que possuem pouca iluminação. Por isso, ela é perfeita para apartamentos pequenos.
Mas, claro, o ambiente não pode ser totalmente escuro. Senão o crescimento da espécie fica comprometido, e você não irá conseguir aproveitar as belezas dessa linha flor.
A irrigação precisa ser frequente, pois, a planta precisa de muita umidade para sobreviver. Por isso, regue seu antúrio de três a quatro vezes por semana.
Lírio da Paz
O lírio da paz é mais uma espécie indicada para ambientes que não tenham muita iluminação. Isso porque as folhas brancas da espécie não devem receber a luz direta do sol, porque isso poderá queimar as folhas.
Além disso, o solo precisa ficar sempre úmido, necessitando de uma média de três irrigações por semana.
Vale lembrar que essa planta é tóxica e, por esse motivo, deve ser mantida longe do alcance de crianças e animais para evitar qualquer tipo de acidente.
Azaleia
As azaleias são lindas flores marcadas pelas cores rosa, vermelho e branco. A espécie pode ser cultivada em apartamento, desde que ela seja colocada nas varadas.
Para que cresça e se desenvolva da maneira correta, a azaleia obrigatoriamente necessita da incidência direta do sol. Além disso, a rega deve ocorrer a cada dois dias.
Palmeira-Leque
Com certeza essa espécie não vai passar despercebida pelas visitas que forem ao seu apartamento. Um pouco maior do que as plantas citadas anteriormente, a palmeira-leque é uma folhagem muito bonita que chama bastante a atenção de todos.
A espécie apresenta um tronco único, dando destaque para as suas grandes folhas.
Ao escolher o local para ela dentro do seu apartamento, opte por um lugar em que a planta receba luz indiretamente.
Quanto à irrigação, é recomendado que a terra esteja sempre úmida. Para isso, lembre-se de que é fundamental irrigar a terra de três a quatro vezes por semana e também borrifar água em todas as folhas dessa palmeira.
Pomar no Vaso
Além das espécies que citamos acima, também é possível ter plantas frutíferas em apartamentos e sem ocupar muito espaço. Sim, isso mesmo que você leu.
Existem diversas plantas frutíferas que conseguem se adaptar muito bem dentro de vasos e que podem ser colocadas aí no seu apartamento.
Algumas das espécies que podem ser cultivadas em vasos são: manga, abacate, mirtilo, maçã, acerola, pitanga, jabuticaba, limão, lichia, goiaba, caju, laranja, cereja, entre várias outras.
Mas é claro que, como possuem um espaço menor para o desenvolvimento, essas plantas precisam de alguns cuidados especiais para que tenham um crescimento saudável e produzam bons frutos.
Aqui no blog temos uma matéria completa, ensinando o passo a passo para você ter um lindo pomar no vaso em casa para cultivar suas frutas e fazer uma boa colheita aí dentro do seu apartamento. Para conferir todas essas dicas, clique aqui.
Gostou dessas informações?
Agora que você já sabe quais são os tipos de plantas ideais para ter em um apartamento, chegou a hora de arregaçar as mangas e colocar logo a Mão na Massa.
Lembrando que as plantas e hortas caseiras precisam de cuidados especiais para se manterem mais bonitas e saudáveis. Esses cuidados envolvem a escolha de um local apropriado com a quantidade certa de água e luminosidade e também a nutrição da terra. Por isso, não deixe de conferir uma matéria completa que temos aqui no blog com dicas de alimentos que podem ser utilizados como adubos para deixar as suas plantas mais saudáveis. Para ver essa dica de ouro, clique aqui.
Além disso, veja também as dicas que temos aqui no blog para você dar início ao seu cultivo. Confira estes tutoriais e também nossas abas especiais com informações de eco decoração e paisagismo:
– Como criar um incrível suporte de plantas com mangueira
– Aprenda a aproveitar a casca de coco para fazer vasos de plantas
– Dicas para ter uma horta em casa
– Tenha um lindo pomar no vaso em casa
– Como montar jardins verticais
– Dicas para ter um jardim de inverno dentro de casa
Lembrando que, no site da Famastil você encontra um catálogo completo de itens para jardinagem que irão auxiliar no cultivo do seu jardim e garantir que você tenha sempre em mãos os materiais necessários para dar início a qualquer projeto.
Além disso, fique sempre de olho em nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhum de nossos conteúdos.
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *