Tenha um Lindo Pomar no Vaso em Casa

Pomar de vaso

Cultive um jardim de frutas e saiba como fazer uma boa colheita

Quer ter plantas frutíferas em casa, mas não tem muito espaço disponível? Então que tal ter um pomar no vaso? Isso mesmo! Existem várias plantas que se adaptam bem dentro de vasos e podem ser colocadas em quintais menores ou até mesmo em varandas de apartamentos.

Entretanto, como possuem espaço menor para se desenvolverem, essas plantas precisam de mais cuidados para que tenham um crescimento saudável e produzam bons frutos.

Confira as dicas que preparamos para você dar início ao seu pomar no vaso:

Escolha do vaso

Defina os vasos para a plantação, dando preferência aos que tenham maior profundidade para que as raízes possam se expandir e buscar nutrientes. Também é ideal que os vasos comportem mais ou menos 25 litros de substrato.

A maioria das plantas frutíferas prefere solos mais úmidos, porém, que não sejam muito encharcados. Portanto, opte pelos que tenham furos no fundo, assim a água não fica acumulada no fundo.

Pomar no Vaso

Montando o fundo do seu vaso

No vaso, crie uma camada que seja drenante, utilizando brita, argila, cacos de telha, entre outros materiais que não obstruem totalmente a passagem da água pelos furos do vaso.

Se quiser, pode acrescentar a manta bidim que evita sujeiras quando a planta for regada e também favorece a retenção dos nutrientes.

Pomar no vaso

Substrato

No plantio de frutíferas em vasos é fundamental que o solo seja uma mistura de terra orgânica e areia média de construção, sendo composto de 50% de cada uma delas.

Também podem ser acrescentados a essa mistura outros compostos orgânicos que tornem o solo mais fértil e repleto de matéria orgânica.

O substrato deve ser colocado sobre a camada drenante do vaso.

Mudas

Escolha a planta que deseja cultivar e, se possível, compre sempre as mudas que já estão prontas para serem plantadas e possuam um tamanho maior, levando em consideração que o crescimento no vaso é mais lento.

Defina o local para seu vaso

O ideal é que a planta receba, no mínimo, 4 horas de luz solar por dia. Por isso, escolha bem o local do seu quintal ou da varanda, certificando-se que ela receba a luz necessária.

Opções para plantar

Confira algumas opções para você cultivar dentro do vaso:

Lichia

Para plantar lichia, o recomendado é um vaso com capacidade para 40 litros ou mais e também respeitar as 4 horas diárias de luz solar direta que essa planta precisa, regando com frequência.

Pomar no vaso - Lichia

Fruto do sabiá

Para o cultivo, escolha vasos com capacidade de 28 litros ou mais. Cuidando bem dela, futuramente você irá colher pequenos frutos de cor laranja que possuem polpa mais adocicada.

Pomar no vaso - Fruto do Sabiá

Amora

Os frutos começam a surgir depois de um ano e meio do plantio. Para isso, a planta deve ser bastante exposta à luz solar direta e regada com frequência.

Pomar no vaso - Amora

Além dessas espécies, você também pode plantar em vasos:

  • Manga
  • Abacate
  • Mirtilo
  • Maçã
  • Acerola
  • Pitanga
  • Jabuticaba
  • Limão
  • Lichia
  • Goiaba
  • Caju
  • Laranja
  • Cereja

Rega

A rega das plantas deve ser feita conforme a temperatura do ambiente. Para os locais e épocas mais frias, o ideal é regar duas vezes por semana. Já nas épocas mais quentes do ano, é recomendado regar três vezes por semana. O importante é sempre verificar a terra com o dedo para se certificar que o solo não está encharcado.

Poda

Sempre que necessário, faça podas em suas plantas para que elas se mantenham bonitas e saudáveis, produzindo frutos de qualidade.

Gostou dessas dicas?

Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a sua plantação no vaso para ter uma ótima colheita.

Equipe Dicas Mão na Massa

Conteúdo para resolver qualquer parada

2 Comentários

    No pátio da minha escola, bate muito sol da tarde, direto. Qual frutíferas eu poderia colocar lá,no vaso. Amo frutas e queria um.mini pomar para minhas crianças ! Podem me ajudar ?

      Oi Andréa, tudo bem?

      Claro, vamos te ajudar! As frutíferas que mais amam sol e podem dar super certo no seu mini pomar são: Jabuticabeira, Goiabeira e Laranjeira. Elas são as que melhores aceitam luz direta por longas horas! Mas não se esqueça de manter o solo úmido (não encharcado) para os frutos virem mais rápido.

      Em breve, traremos mais um conteúdo sobre esse assunto para te ajudar, fique de olho 😉

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagramdicasmaonamassa
Scroll Up