Aprenda como montar um painel de ferramentas

Se, assim como a gente, você também é apaixonado(a) por trabalhos manuais e gosta mesmo de colocar a Mão na Massa quando o assunto é reforma, reparo e manutenção, então sabe muito bem da importância de ter ferramentas de qualidade.

Mas também não adianta ter um monte de ferramentas espalhadas pela casa toda, algumas jogadas em uma gaveta e outras dentro de um armário. Senão, quando aparece um trabalho ou projeto para fazer, bate aquele desespero para procurar tudo.

Para que o seu trabalho seja realizado sem nenhum estresse, vale a pena manter suas ferramentas sempre organizadas para otimizar o serviço. E uma maneira de fazer isso é colocar todas elas em um painel próprio para isso.

Quer aprender como fazer o seu painel de ferramentas? Então, confira essas dicas que separamos especialmente para você:

 

Quais são os materiais necessários para montar um painel de ferramentas?

Pegue um papel e caneta para anotar aí tudo o que você vai precisar para montar o seu painel de ferramentas para otimizar seu trabalho:

Arco de serra

– Equipamentos de proteção (luvas, máscara e óculos)

Lápis de carpinteiro

Martelo

– Painel de MDF do tamanho desejado

– Pregos

Trena

E agora, como montar um painel de ferramentas?

Agora, chegou a hora de arregaçar as mangas e iniciar a montagem do seu painel de ferramentas. Confira o passo a passo:

1º) Para iniciar, escolha o local que deseja colocar o seu painel. Então, utilize a trena para tirar as medidas do local em que o painel será fixado e faça as marcações no painel com o lápis.

Essa etapa é muito importante, visto que a maior parte dessas ferramentas podem estragar ou até mesmo causar ferimentos se não forem manuseadas de maneira correta.

Por isso, é fundamental reservar um local apropriado para armazenar todos esses itens para que nenhuma ferramenta fique ao alcance de crianças e não ocorra nenhum tipo de acidente.

2º) Em seguida, coloque os equipamentos de proteção para cortar cuidadosamente a placa com o arco de serra.

3º) Depois, posicione todas as ferramentas que irá pendurar no painel para verificar a forma que deseja organizar tudo.

Uma dica para a organização é separar todos os itens por categorias, deixando todas as chaves de fenda juntas, os alicates do mesmo lado e assim por diante.

4º) Na sequência, contorne as ferramentas no painel com o lápis de carpinteiro. Assim, você sempre saberá o local correto para guardá-las depois do uso. Caso o desenho não seja o seu forte, pode escrever o nome da ferramenta para sempre colocar no mesmo lugar depois do uso.

5º) Em seguida, marque os lugares em que os pregos precisam ser colocados. Certifique-se de quais ferramentas vão precisar de mais de um prego para suportar o peso.

6º) Depois, utilize o martelo para colocar os pregos nos lugares que você marcou anteriormente.

7º) Para finalizar, pendure o seu painel de ferramentas no local que você escolheu e encaixe as ferramentas nos seus devidos lugares. E, pronto! Tudo no seu devido lugar, só esperando você colocar a Mão na Massa e trabalhar em qualquer projeto.

Lembrando que é fundamental pregar corretamente o seu painel na parede. Isso porque, caso não esteja bem firme e reforçado, todas as suas ferramentas podem cair, causando danos ou até mesmo machucar alguém. Por isso, tenha muita atenção ao peso total do painel para reforçar os pontos principais com pregos. Outra dica é ir testando o peso das ferramentas aos poucos na hora de colocá-las no painel para ter certeza de que todo o peso será suportado.

Gostou dessas dicas?

Para montar o seu painel com ferramentas de qualidade, conte sempre com a Famastil que possui materiais para todos os seus projetos. Acesse o site da Famastil e conheça o portfólio completo da marca.

E falando em ferramentas, não deixe de conferir duas matérias completas que temos aqui no blog sobre esse assunto:

Dicas de ferramentas para presentear seu pai

Aprenda a montar a caixa de ferramentas perfeita

E, se você quer colocar a Mão na Massa e utilizar as suas ferramentas para realizar pequenos reparos na sua casa, acesse a aba especial que temos em nosso blog com vários tutoriais que vão ajudar você. Siga a gente também nas nossas redes sociais para não perder nenhuma dica.

Equipe Dicas Mão na Massa

Conteúdo para resolver qualquer parada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagramdicasmaonamassa
Scroll Up