Tipos de Abraçadeira: Guia Completo

Abraçadeiras dispostas em cima de uma mesa

Tipos de Abraçadeiras: Um Guia Completo para Agrupamento de Objetos

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de um objeto paradoxal, que é pequeno em tamanho, mas possui uma enorme importância. Estamos falando das abraçadeiras.
Cada uma delas pode ser usada para unir, fixar, apertar ou vedar uma série de itens, além de viabilizar o funcionamento de diversos mecanismos que impactam nosso cotidiano.
Por isso, vamos explorar a sua definição, utilidades, vantagens e desvantagens, características, além das formas de usá-las corretamente para facilitar o dia a dia de empresas e pessoas. Confira!

O que são Abraçadeiras

As abraçadeiras (que alguns chamam também de braçadeiras) surgiram na década de 1950. Elas foram inventadas pelo norte-americano Maurus Logan, ao visitar uma fábrica da Boeing, em resposta à necessidade de um objeto que facilitasse a união de cabos e permitisse o funcionamento das aeronaves com mais segurança e eficiência.

Tipos de abraçadeira

Um objeto simples, e ao mesmo tempo tão útil, ganhou novas versões ao longo das décadas. A partir do primeiro modelo foram criados vários tipos de abraçadeiras para adaptarem-se a situações específicas. Abaixo, vamos definir alguns dos principais.

Abraçadeira tipo U

A abraçadeira tipo U é uma das mais utilizadas e conhecidas por conta de sua versatilidade. Ela tem dois pontos de fixação de parafuso, o que a torna ideal para eletrodutos instalados em formatos horizontais. Com isso, servem para montagens de estruturas a base de aço e fazem os vínculos entre os cabos.

Abraçadeira tipo U sustentando cano em estrutura

E, exatamente por isso, não exigem soldagem. Elas também possibilitam que a estrutura seja desmontada mais rapidamente e garantem menos material sucateado. As mais comuns são feitas de metal e borrachas.

Abraçadeira tipo D

As abraçadeiras tipo D são caracterizadas por um único buraco que serve, geralmente, para prenderem-se à parede. Podem ser muito úteis para furar paredes com fios elétricos, por exemplo.

Abraçadeira tipo D segurando cano junto a uma parede

Para saber mais,confira nosso post sobre Como furar parede que tem fios elétricos e o nosso Guia Prático sobre Manutenção Elétrica.

Abraçadeira tipo gota

Muito econômica, a abraçadeira tipo gota é útil para amarrar fios e cabos com total segurança e facilidade.

Abraçadeira tipo cunha

A abraçadeira tipo cunha é indicada para a fixação de instalações elétricas e hidráulicas. É uma das mais versáteis e muito usada em residências, tornando-se o tipo de abraçadeira ideal para a sustentação de luminárias ou para a alimentação de circuitos.

Abraçadeiras tipo cunha em cima de uma mesa branca

Abraçadeira de nylon

Também chamadas de “enforca gato”, a abraçadeira tipo nylon é versátil e resistente, sendo indicada para objetos leves, como fios, cabos e mangueiras. Elas são feitas de plástico resistente e flexível e também são muito práticas na hora de cortar, já que possuem um sistema de encaixe por meio de travamento. 

Abraçadeira de nylon sendo utilizada para prender canos

Na hora de escolher sua abraçadeira de nylon, você deve buscar por durabilidade e resistência, que alguns materiais como o Nylon 66 oferecem.

O ressecamento do material também pode ser outro problema que você vai querer evitar, então optar por abraçadeiras que tenham proteção UV é uma escolha inteligente.

Abraçadeira metálica

Embora a abraçadeira metálica seja pequena, ela é versátil, prática e resistente, graças ao material de sua composição, que pode ser de aço inoxidável, carbono ou outros metais.

Conjunto de abraçadeiras metálicas em cima de uma mesa

O modelo também é conhecido pelo seu fechamento por rosca, o que exige o uso de uma chave inglesa ou de fenda para abri-lo. A maior parte delas é usada para fixar encanamentos e objetos que sofrem pressão.

Abraçadeira de velcro

Feitas de tecido sintético, as abraçadeiras tipo velcro são conhecidas pelo sistema de fechamento por aderência. Suas principais utilidades são para fios, cabos e mangueiras, e elas podem ser muito úteis em objetos removidos ou que são trocados com frequência.

Abraçadeira de velcro preta

Critérios de Escolha de Abraçadeiras

O principal critério é sem dúvida o motivo pelo qual você irá utilizar a abraçadeira, já que seus formatos implicam múltiplas utilidades.

Por isso, é necessário escolher o tipo de abraçadeira adequado para o objeto que você quer prender, levando em conta não só o seu material, mas o mecanismo de fechamento e a aplicação da abraçadeira.

Porém, é muito importante se atentar ao padrão de qualidade de fabricação delas. Como as abraçadeiras são objetos muito requisitados, é natural que existam diversos fabricantes, daí o cuidado em pesquisar por empresas com boa reputação, como a Foxlux.

Comparativo com outros métodos de fixação

O que torna as abraçadeiras tão diferenciadas comparadas aos outros métodos de fixação? Em termos gerais, elas têm mais capacidade de fixação, resistência e soldabilidade na hora da utilização.

Dicas de manutenção e armazenamento

A principal dúvida de quem utiliza abraçadeiras é o momento exato de trocá-las. Infelizmente, elas não têm uma validade exata, já que muitos fatores podem influenciar na sua durabilidade.

Por sua vez, a boa notícia é que ela pode durar muitos anos se armazenada corretamente — ou seja: sem grande exposição ao sol e à chuva. É importante atentar-se aos sinais de desgaste para fazer a troca ou manutenção oportunamente.

Outra forma de garantir a durabilidade da sua abraçadeira é selecionar um material resistente e preparado para diferentes intempéries. Algumas das ofertas do mercado contam com proteção UV nesses objetos, que os tornam mais resistentes a mudanças de temperatura.

Hora de colocar a Mão na Massa!

Por existirem diferentes tipos de abraçadeiras e aplicações, este artigo foi pensado para dar um panorama sobre a importância delas no dia a dia.

Para isso, mostramos suas variedades e utilidades, os formatos, as especificidades e os cuidados que devem ser tomados para que elas funcionem da maneira correta.

Sem dúvidas, com essas dica , você terá um retorno muito melhor ao investir nesses, seja lá qual for a finalidade.

Se quiser ter acesso a abraçadeiras de alta resistência e grande durabilidade, acesse a página de abraçadeiras da Foxlux e confira! Caso queira ter outros tipos de ferramentas para seus projetos, acesse o portfólio de Famastil.

Equipe Dicas Mão na Massa

Conteúdo para resolver qualquer parada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagramdicasmaonamassa
Scroll Up