Tipos de Martelos: funções e como usá-los

Tipos de martelo espalhados em mesa de madeira

Os martelos são peças fundamentais no painel de ferramentas de todos os entusiastas do “faça você mesmo” para realizar reparos e instalações domésticas. E falamos no plural porque existem diferentes tipos de martelo para cada tipo de tarefa.

Saber escolher a sua ferramenta facilita o trabalho, pois você aprende a considerar diferentes características e funções. Por isso, o guia a seguir pode te ajudar com orientações práticas e dicas úteis para utilizar corretamente o martelo nos mais variados serviços.

Tipos de martelo

Existem diversos tipos de martelo, como por exemplo:

  • Martelo de Unha
  • Martelo de Bola
  • Martelo de Pena (ou martelo de mestre)
  • Martelo de borracha (ou martelo de nylon)

Cada uma dessas diferentes ferramentas se adequa a diferentes tipos de projeto. Por isso, é extremamente importante conhecer as distinções de cada martelo, e é sobre isso que falaremos agora.

Martelo de Unha

O martelo de unha, que também pode ser chamado de martelo de carpinteiro, é um tipo de ferramenta que desempenha desde pequenos reparos domésticos até serviços de carpintaria mais elaborados.

Martelos de unha presos em painel de ferramentas

Ele possui uma estrutura de cabeça de metal com cabos de diferentes materiais, e é capaz de pregar e arrancar pregos, além de consertar e montar móveis. É o martelo ideal para fazer prateleiras suspensas ou até mesmo painéis de madeira. A cabeça do martelo tipo unha também pode ser utilizada para remover pequenas estruturas, tábuas ou mesmo para trabalhos de jardinagem, como a construção de canteiros.

É importante ter atenção ao tamanho e peso da ferramenta, para poder utilizá-la de maneira segura e confortável. Os martelos com cabos de madeira são os que aparecem com mais frequência e oferecem uma boa aderência. Já os cabos de fibra de vidro são mais anatômicos, leves e duráveis. Mas existe, também, esse tipo de martelo com cabos de alma de aço, o que oferece resistência e durabilidade avantajadas.

Martelo de Bola

O martelo tipo bola é normalmente utilizado para serviços mais robustos e que, consequentemente, necessitam de uma ferramenta mais potente.

Não à toa, esse é um dos tipos de martelos usados em trabalhos pesados na construção civil, por exemplo, para quebrar pedras e demolir paredes e outras superfícies de concreto.

Martelo tipo bola com cabo de madeira

Isso não exclui, entretanto, o seu uso em tarefas domésticas. Por ter uma cabeça de metal seguida por um cabo resistente, a ferramenta pode ser um importante aliado para quebrar azulejos e outros serviços de reparo ou demolição.

Porém, é necessário se atentar ao manuseio desse tipo de martelo: use luvas e óculos de proteção, quando necessário, e guarde a ferramenta em um local seguro quando não for utilizá-la para evitar acidentes domésticos.

Martelo de Pena (Martelo de Mestre)

O martelo tipo pena — ou martelo de mestre — é o mais indicado para trabalhos que necessitam de precisão e delicadeza. A estrutura do martelo é formada por uma cabeça leve de metal com o cabo fino, e ele é geralmente utilizado em trabalhos domésticos, além de carpintaria e marcenaria.

Homem segurando martelo de mestre usando luva

Como exemplos de tarefas em que ele se destaca, podemos citar:

  • remoção de pregos;
  • montagem e criação de móveis;
  • reparos de objetos decorativos;
  • serviço de acabamento em trabalhos de marcenaria.

Além disso, sua ponta fina serve para remover azulejos quebrados/danificados, ajustar móveis e apertar parafusos. Enquanto isso, a cabeça do martelo de pena pode ser utilizada para quebrar concreto em trabalhos de reparo e também para consertar rachaduras.

Martelo de Borracha ou martelo de Nylon

O martelo de borracha, ou martelo de nylon, tem como característica o impacto preciso e a condução de serviços sem danos às superfícies trabalhadas.

Sua cabeça de borracha (ou de nylon) é ideal para projetos que exigem mais cautela durante suas execuções, como instalar tacos de madeira sem danificar o piso, alisar superfícies em trabalhos de marcenaria e remover azulejos.

Martelo de borracha com cabo de madeira

Já a ponta do martelo de borracha/nylon pode ser utilizada para desmontar móveis sem danificar peças e ajustar portas ou janelas que estão emperradas.

Para evitar danos ao utilizar essas ferramentas, é aconselhável proteger a superfície que será martelada com um pedaço de madeira ou mesmo outro material macio como base.

Evitar golpes muito fortes também é uma forma de prevenir acidentes e danificar o local de trabalho.

Outros tipos de martelo

Existem outros tipos de martelos, mas que são menos populares. É o caso dos martelos de cobre e de estofador.

O primeiro possui cabeça de metal macio, é resistente à corrosão e geralmente é utilizado em serviços delicados em que o objetivo é evitar a produção de faíscas. Ele pode ser utilizado para consertar eletrodomésticos, evitar danos a cabos e fios elétricos, ajustar canos e instalar móveis.

Já o martelo de estofador — ou tapeceiro — é utilizado em casos de serviços que necessitam de uma ferramenta mais precisa, ideal para pregar pregos finos, pinos ou tachas. Ele serve para serviços em móveis estofados, fixando o tecido à estrutura com segurança.

Como escolher o martelo adequado para cada projeto

Independentemente dos tipos de martelos existentes no mercado, é importante aprender como selecionar o produto ideal antes de comprar a sua ferramenta.
E, a seguir, reunimos algumas dicas para você escolher o martelo correto que às suas necessidades.

  • Avalie o tipo de material que será trabalhado;
  • Manuseie o martelo e escolha um que tenha o peso e tamanho ideais para suportar o serviço;
  • Identifique o tipo de trabalho que será realizado;
  • Verifique o material do cabo da ferramenta, tal como a cabeça do martelo.

Dicas de Segurança e Manutenção no uso de martelos

A segurança é um fator primordial para o uso de martelos. É importante seguir algumas dicas para evitar acidentes e manter suas ferramentas em boas condições de uso por mais tempo. Uma das primeiras recomendações é, como já adiantamos, o uso de óculos para proteger os olhos durante alguma das tarefas, além de luvas de proteção para evitar impactos ou lesões nos dedos ou nas mãos.

Outro ponto importante é manter a estação de trabalho sempre organizada e evitar de martelar em locais que possam atingir outras pessoas.

Utilize o tipo de martelo adequado para cada tarefa e não deixe de seguir as instruções do fabricante da ferramenta para ter um melhor desempenho.

Também é importante realizar uma manutenção regular em todos os seus tipos de martelos a fim de garantir a durabilidade dos produtos.

Para isso, limpe-os após o uso, guarde-os sempre em local protegido da umidade e longe do alcance de crianças e remova sempre que possível a ferrugem e outros danos da cabeça do martelo.

Caso o cabo da ferramenta fique danificado ou rachado, substitua-o por um novo para evitar acidentes.

Hora de colocar a Mão na Massa!

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de martelos, já pode realizar reparos em sua residência, melhorar os seus serviços de reparos ou até mesmo fazer aquela tão esperada manutenção na casa de férias.

Para isso, é hora de colocar em prática o que aprendemos ao longo deste artigo, lembrando sempre de escolher o martelo certo para cada atividade, e não se esqueça dos materiais de segurança.

Não deixe de compartilhar suas experiências e tirar dúvidas sobre o uso de martelos aqui nos comentários, e boas obras!

Equipe Dicas Mão na Massa

Conteúdo para resolver qualquer parada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagramdicasmaonamassa
Scroll Up