Tire todas as suas dúvidas sobre iluminação
Na hora de iluminar os ambientes da casa é normal que surjam dúvidas. Afinal, é relativamente recente nosso conhecimento sobre a influência da iluminação no humor, concentração, estudos e mesmo no sono. Então separamos dúvidas frequentes que recebemos sobre como iluminar bem os ambientes. Vamos direto iluminar as dúvidas sobre como colocar luz na vida dos nossos leitores.
O que fazer de legal no living
Sala é um entra e sai constante. Serve para receber pessoas, encontros gastronômicos, festas como aniversário, enfim: o nome da sala deveria ser flexibilidade. Automação é um bom começo de conversa. Com ela, você pode controlar as luzes, criando cenários diversificados no mesmo ambiente.
Para isso, você pode utilizar: sensor de presença que liga e desliga as luzes e aparelhos de forma automática, relé fotoelétrico para ligar e desligar circuitos de acordo com a quantidade de luz do ambiente, entre outras opções.
As incandescentes vão desaparecer?
Lâmpadas incandescentes devem sim ser coisa do passado. Isso vai acontecer porque elas têm baixa eficiência energética. Entretanto (sempre existem exceções), muitos profissionais as recomendam para abajures e outras luminárias decorativas. Isso significa que elas vão realmente desaparecer, mas vai levar um certo tempo ainda.
Para substituí-las, você pode apostar em lâmpadas LED que proporcionam 80% de economia.
O que fazer quando o projeto deixa os ambientes frios?
Abajures com lâmpadas halógenas (que apresentam temperatura de cor similar às incandescentes) ou LED amarela (que são lâmpadas com 3000K) são uma boa ideia quando esse tipo de problema surge. E se as cúpulas forem translúcidas, melhor ainda.
Iluminando a cozinha
Fluorescentes tubulares ou Leds são uma boa proposta. Eles vão ajudar a espalhar a claridade de um modo uniforme. Outra possibilidade é um ponto central, que ilumine a cozinha de um modo geral, e outro ponto de luz exclusiva sobre a bancada. Ali sim, o Led é o recomendado por ter baixa emissão de calor, não distorcer a cor dos alimentos e também não gerar sombra. E um ponto extra de luz, para aqueles momentos rápidos como beber água, são uma ideia interessante de ser implementadas.
Banheiro bem iluminado é…
Primeiro, no uso geral, aplique lâmpadas frias para o ambiente como um todo, concentrando as luzes na pia. Para isso, são recomendadas as halógenas de baixa tensão ou LEDs, que são mais econômicas do que elas. Finalmente, utilize um foco de luz mais suave, para que a utilização do banheiro em horários mais avançados não desperte demasiadamente a pessoa. Pense em uma luz suave em volta do espelho.
Nos quartos
Quartos exigem cuidados especiais, já que podem ser usados por diversas pessoas, duas no mínimo. E onde tem mais de um, os hábitos são distintos, não tem jeito. Novamente, os abajures podem ajudar e muito. As luminárias pendentes (de preferência dimerizadas, que possibilitam a regulagem da intensidade do brilho) próximas da cama são ótimas e auxiliam na manutenção da harmonia entre os ocupantes da casa, já que todos serão bem atendidos, o que significa que ninguém vai incomodar ou se sentir incomodado. Luzes difusas ou indiretas são recomendações básicas para atingirmos esse objetivo. No que se refere às lâmpadas, as incandescentes são uma boa pedida. Elas podem ser dimerizáveis, têm uma cor mais dourada, se mostrando perfeitas para lugares destinados ao descanso. Evite luminárias com foco direto sobre a cama, elas ofuscam quem está deitado.
Um home theater que pareça coisa de cinema
Nesses lugares, normalmente, o problema é justamente clarear o espaço. Isso é obtido facilmente com cortinas (tipo blackout) ou persianas. Abajures, outra vez eles, com incandescentes, Leds ou halógenas de baixa tensão irão permitir uma boa leitura quando for o caso. Para facilitar a circulação, Leds com localizadores rentes ao piso resolvem muito bem.
Nas áreas externas, o que fazer?
A primeira indicação é escolher lâmpadas com IP-65 (índice de proteção), que corresponde a uma proteção completa à prova de poeira e jatos de água, sendo indicadas para lugares abertos. Para destacar a natureza do espaço, use luminárias com foco fechado em 8 ou 10 graus. Se as espécies do lugar têm copa mais cheias e densas, o facho de luz deve ser mais aberto, a partir de 30 graus. Para o jardim (evitar choques é importante), use iluminação de baixa tensão, as de 12 volts (Leds). Considere usar pontos de fibra ótica, no caso de piscina, as luzes submersas cumprem bem a função.
Você também pode escolher o refletor LED, que é direcionável e ideal para as grandes áreas externas. Além disso, também tem o espeto LED para jardim, que serve para a iluminação da grama e das plantas.
Como implantar iluminação sem quebra-quebra na casa?
Uma alternativa interessante para isso são os trilhos eletrificados. Instalar é tranquilo e a versatilidade é certa, já que possibilita a colocação de spot em acordo com os direcionamentos do projeto. Essa solução também permite a instalação de luminárias em direções variadas de luz.
O que é um projeto luminotécnico?
É o planejamento dos circuitos de luz de uma casa. Esse trabalho considera a utilização de cada espaço, assim como as necessidades de quem vai ocupá-lo. Nesse tipo de projeto, se leva em conta questões arquitetônicas, humanas, financeiras e ambientais. Na prática, como exemplo, os circuitos precisam ter um custo razoável, em linha com o que se quer investir. Não podemos esquecer que tudo exige manutenção. Ela precisa ser amigável e barata. Além disso, os elementos não podem significar desperdício de energia nem prejuízos para o meio ambiente. Nos projetos, constam os desenhos como plantas, cortes e perspectivas e também o memorial descritivo, que indica as lâmpadas, luminárias e demais equipamentos necessários.
Quem contratar para isso?
De modo geral, um arquiteto ou engenheiro. Qualquer um deles têm que possuir competência técnica para questões estéticas, elétricas e humanas. Atualmente, é muito comum que esses profissionais sejam intitulados como Lighting Designer ou simplesmente especialista em iluminação.
Quantos pontos de luz são ideais para cada espaço?
Essa não é uma pergunta simples de responder. É preciso considerar o tamanho do espaço, o pé-direito, as cores que comandam o local, incluindo aí os acabamentos e móveis. A maneira como o ambiente é utilizado também precisa ser colocada na balança para se chegar à melhor decisão. Considere que sendo para ler, é necessário um determinado número de pontos. Para assistir televisão, a conta muda e assim por diante. O profissional responsável pelo projeto normalmente lança mão de softwares específicos e também as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): assim, é possível chegar na quantidade recomendada para os diferentes tipos de locais e suas utilizações.
Luz e iluminação têm uma importância fundamental na vida das populações ao redor do mundo. Na prática, o dia a dia de todos nós é afetado pela presença ou ausência de luminosidade. Por conta disso, a mobilidade urbana inclui luz. Não à toa, o símbolo de uma boa ideia é a lâmpada. Pense na iluminação como um bom parceiro de viagem. Daqueles que estão ali com você quando é preciso. Iluminando seu trabalho, a casa onde você mora, a cidade onde você vive, o país a que pertence, a luz é um presente da inventividade humana. Diferentemente das descobertas como fogo e outras incríveis manifestações da natureza, a iluminação é algo que fizemos usando a inteligência, o esforço e o talento que nos são inatos.
Aproveite a luz. Ela valoriza os ambientes. Perceba a luz, que destaca pontos antes obscuros. Iluminar tem vários sentidos e isso não é por acaso. É porque a iluminação guia, protege e acolhe. Também assegura que teremos, graças à luz, possibilidades simples e fundamentais como ler, trabalhar, viajar e viver melhor. Viva a iluminação que temos e aquela que ainda está em desenvolvimento: essa invenção ilumina nossa jornada.
GOSTOU DESSAS INFORMAÇÕES?
Fique sempre de olho em nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhuma dica ou informação especial.
Além disso, no site da Foxlux você conta com diversos produtos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas e outras utilidades. E no site da Famastil tem ferramentas para construção que irão ajudar na execução do seu projeto de iluminação. Assim você tem sempre em mãos os materiais necessários para qualquer projeto.
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *