Tipos de Chaves: Guia Completo

Chaves de fenda espalhadas em mesa de madeira

Os mais variados tipos de chaves são indispensáveis para serviços que vão desde tarefas domésticas até pequenos reparos. Elas são verdadeiras aliadas que precisam estar em sua caixa de ferramentas. E assim como já falamos sobre os diferentes tipos de alicate, agora preparamos um guia completo com os tipos de chaves mais comuns e as suas aplicações.

Com ele em mãos, você poderá desempenhar com sucesso as mais variadas tarefas e adquirir mais conhecimento sobre a variedade de chaves disponíveis no mercado, bem como as suas funcionalidades. Boa leitura!

Tipos de Chaves Manuais

Para cada tipo de projeto, existe uma ferramenta diferente que deve ser utilizada. O mesmo vale para chaves, que possuem atribuições e funcionalidades distintas. Os principais tipos de chave são:

Chave de Fenda

A chave de fenda é uma das mais conhecidas entre as ferramentas, utilizada amplamente para apertar e afrouxar parafusos. É encontrada em diversos formatos e modelos, com variações relacionadas aos tamanhos das fendas dos parafusos e ao comprimento de suas hastes.

Foto de chave de fenda
Seu formato possui ponta chata e estreita e esse tipo de chave é normalmente utilizado para variados tipos de reparos, como ajustar móveis, montar objetos e realizar consertos simples. Na hora de adquirir sua chave de fenda, recomendamos que escolha uma com cabo reforçado, visando aumentar sua durabilidade.

Além disso, uma haste de aço em cromo vanádio também pode contribuir muito para a resistência do material, e tornar a chave mais eficaz em suas aplicações.

Chave Phillips

A chave de fenda Phillips é um modelo semelhante à tradicional chave de fenda. A diferença é que ela é utilizada para apertar e afrouxar parafusos que possuem fendas cruzadas, do tipo Phillips.

Com isso, ela se torna uma importante aliada na montagem de móveis em MDF e outros materiais que utilizam parafusos cruciformes. Ela também pode ser utilizada na instalação de eletrônicos, como TVs e computadores, além de ser multifuncional no reparo de eletrodomésticos em geral.

Chave de Boca

A chave de boca, também conhecida como chave fixa, tem como função afrouxar ou apertar parafusos e porcas de perfil quadrado ou sextavado.

Foto de duas chaves de boca

Elas costumam ter duas bocas abertas, com tamanhos diferentes, e garras no formato de semicírculo em suas extremidades. As principais medidas de chave de boca podem ser encontradas em kits ou conjuntos que podem variar de 5 a 36 milímetros.

Chave Allen

A chave allen é uma importante ferramenta para a montagem e desmontagem de móveis, eletrodomésticos, bicicletas, brinquedos e até instrumentos musicais, como o violão.

Pessoa segurando uma chave allen
Seu formato mais conhecido é em “L”, que tem como diferencial um efeito similar ao de uma alavanca. Isso facilita o trabalho de apertar e afrouxar parafusos sextavados internos.

Chave Allen tipo “T”

Trata-se de uma chave com perfil de encaixe para parafusos com sextavado interno, conhecida por ser utilizada para apertar e desapertar parafusos de profundidade.
Com cabo ergonômico em formato T, a ferramenta facilita ao usuário os movimentos manuais de aperto e desaperto.

Chave Inglesa

Versatilidade é a palavra que resume a chave inglesa. Ela desempenha uma função semelhante à chave de boca (fixa), com a diferença que dispõe de um sistema que permite regular a ferramenta.
É um dos tipos de chaves que possui funções mais variadas, pois ela pode ser utilizada em objetos que tenham parafusos ou porcas de padrão sextavado ou quadrado de diversos tamanhos.

Foto de chave inglesa

Sua capacidade de ajuste também permite sua utilização em diversos tipos de parafusos e porcas, tornando-se um item indispensável para a caixa de ferramentas. Ela é extremamente útil para reparos dentro de casa, como:

    • ajustar torneiras;
    • consertar móveis;
    • instalar prateleiras;
    • trocar interruptores;
    • manutenção de encanamentos.

Chave de Boca Ajustável

Modelo semelhante à chave inglesa, a chave de boca ajustável é outra peça conhecida por sua versatilidade. Muito disso se deve à inclinação da cabeça em relação ao cabo, que tem como função apertar e afrouxar parafusos e porcas de diferentes tamanhos por meio de uma única peça.
A chave de boca ajustável é ideal para

  • ajustar torneiras;
  • reparar fiações;
  • apertar conexões;
  • ajustar tubulações;
  • instalar torneiras;
  • reparar vazamentos;
  • consertar móveis;
  • instalar prateleiras;
  • trocar interruptores.

Importante aliado de quem gosta de fazer reparos por conta própria, e uma peça fundamental em serviços de reformas ou mudanças de ambientes.

Chave Torx

Essa ferramenta possui uma ponta chapada em sua estrutura e seis marcas ao seu redor que formam uma estrela.

Compatível com parafusos Torx, esse modelo é geralmente utilizado para a remoção de parafusos de difícil acesso e que necessitam de um pouco mais de força. Por isso, um conjunto de chaves desse tipo, com diferentes tamanhos e formatos, ajuda a atender todas as suas necessidades.

Foto de Chave Torx

Em geral, ela é muito útil para abrir e consertar notebooks, smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos, além de ser utilizada para montagem e desmontagem de móveis modernos e brinquedos.

E caso deseje mais praticidade, segurança e eficiência, é recomendável a utilização de chaves de Torx com pontas magnéticas, pois o recurso facilita o encaixe no parafuso e evita quedas da ferramenta.

Chave de fenda de precisão

Conforme seu nome já diz, a chave de fenda de precisão é composta por um conjunto de hastes metálicas que possuem pontas em formas de fenda mais finas, ideais para lidar com parafusos menores e mais delicados

Geralmente, a ferramenta é usada para a manutenção de objetos mais frágeis, como controles (remoto e de videogame), smartphones, tablets, instrumentos musicais, relógios e outros aparelhos que possuem parafusos menores.

Sua eficiência é marca presente, pois a chave de fenda de precisão facilita o acesso a pequenos parafusos em locais de difícil acesso

Chave de catraca

A Chave de Catraca é conhecida por sua praticidade e versatilidade. É considerada por muitos como a “força a mais” para desempenhar uma atividade de apertar parafusos ou porcas repetidamente sem a necessidade de reposicionar a ferramenta o tempo inteiro.

Também conhecida como matraca ou chave de soquete, sua capacidade de trabalhar com diferentes tamanhos de soquetes e sua ação de catraca permitem a realização de tarefas com menos esforço e mais rapidez. Isso porque, um de seus diferenciais, é que a peça gira somente para um lado de cada vez.

Chave canhão

Também chamada de chave de boca fixa, a ferramenta desempenha uma função extra para lidar com porcas e parafusos em locais apertados que necessitam da aplicação de força significativa.

Seu design em forma de “U” e sua abertura ajustável fazem da chave canhão uma importante ferramenta para trabalhos que exigem torque elevado.

A chave canhão pode ser utilizada para desentupir tubulações ao girar roscas de limpeza e desentupidores, remover porcas e parafusos enferrujados e apertar conexões hidráulicas em chuveiros ou torneiras.

Dicas de Manutenção e Conservação de chaves manuais

Cuidar bem das chaves manuais é essencial para garantir a funcionalidade delas e prolongar a vida útil de suas ferramentas. Para isso, é necessário seguir um passo a passo fundamental de manutenção e conservação, confira:

    • Para manchas e sujeiras mais resistentes, utilize produtos de limpeza específicos para ferramentas;
    • Uma camada fina de óleo lubrificante após a limpeza protege as peças da oxidação e facilita os seus movimentos;
    • Guarde suas chaves em um estojo ou caixa de ferramentas, preferencialmente em um local seco e fresco;
    • Evite pendurar suas chaves em ganchos ou pregos, pois isso pode danificar o formato das bocas.

Hora de Colocar a Mão na Massa!

Agora que você aprendeu tudo sobre os diferentes tipos de chaves, está na hora de colocar em prática o “faça você mesmo” e realizar os mais variados reparos em sua casa!

Não se esqueça de que cada ferramenta possui uma função específica e manuseá-las com segurança proporciona um trabalho mais eficiente e sem riscos. Atenção, também, ao uso dos equipamentos de proteção quando necessário, além da importância em manter
a área de trabalho organizada e longe de obstáculos que possam causar acidentes.

Vamos colocar esses conhecimentos em prática? Aproveite para conhecer nossas dicas para transformar a sua varanda, e mãos à obra!

Equipe Dicas Mão na Massa

Conteúdo para resolver qualquer parada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagramdicasmaonamassa
Scroll Up