Saiba como escolher a melhor iluminação para cada ambiente

como escolher iluminação

como escolher iluminação

Quase não notamos, mas somos influenciados todos os dias pela iluminação. Pense nos grandes eventos noturnos. Pode ser um show ou uma partida de futebol. Entendeu? Não haveria nem show, nem partida de futebol sem iluminação adequada e centenas de atividades seriam inviáveis. Vamos falar um pouco mais sobre iluminação?

E fez-se a luz

1879 foi um ano daqueles bem especiais. Trouxe com ele a maior nevasca já registrada no Brasil, o que aconteceu em Vacaria, no interior do Rio Grande do Sul. Chile, Bolívia e Peru entraram em guerra por questões territoriais. A caixa registradora foi criada e nascia uma das mais famosas marcas de vodca do planeta: Absolut.

Mas nesse ano, uma invenção mudou o curso da história, iluminando os caminhos da humanidade. Um telegrafista que nasceu pobre e estudou formalmente até a 3ª série mudaria o mundo com suas 1.033 invenções, entre elas a lâmpada elétrica.

As 1.200 maneiras de aprender a fazer certo

Inventar a lâmpada não foi tarefa fácil, mas foi tão revolucionário e importante que fez nascer a gigante General Electric, uma companhia que existe até os dias de hoje. Foram necessárias 1.200 tentativas até que Edison e sua equipe chegassem ao resultado esperado. O inventor não achava, entretanto, que havia falhado nos 1.199 experimentos anteriores. Pelo contrário, ele afirmava que havia aprendido quase 1.200 formas de fazer sua grande invenção dar certo.

A criação da lâmpada impulsionou a medicina, a indústria, o cinema, o lazer, fez avançar sistemas de comunicação e trouxe muitos outros benefícios. Obviamente, o produto passou por diversas modificações e hoje está presente em todos os lugares do mundo. A invenção de Thomas Edison ilumina casas, ruas, bairros, cidades, países, continentes, o mundo todo.

Aplicações infinitas

Há todo tipo de iluminação para diferentes tipos de lâmpada. Áreas externas, sala de estar, faróis para orientação marítima, iluminações especiais para aviação, ferramentas médicas, decoração interna, jardins e luzes cênicas. A aplicação da lâmpada e a multiplicidade de luzes que o produto é capaz de propiciar são imensas. A iluminação de ambientes garante, por exemplo, o trabalho noturno e mais precisão em cortes. A luz pode inspirar tranquilidade ou agitação e a iluminação ideal é aquela que atende aos objetivos do ambiente. Por isso, saber escolher como aplicá-la é tão importante. Bons projetos levam em conta intensidade de luz, o efeito desejado, se a luz deve ser direta ou indireta, branca ou de outra cor. Cada espaço exige uma fonte de luz. Pode ser luminária de parede, fitas ou lâmpada de led.

Iluminação é um universo praticamente infinito. Sua influência nas artes cênicas, na fotografia, residências e empreendimentos imobiliários é evidente. Carros. Lanternas. Telas de computador. Celulares. Sinalizadores. Até na pesca a iluminação participa de modo essencial. Para leitura é bem importante. Salas de aula. Iluminação de monumentos ou pontos de referência de longa e média distância. Muito da evolução humana se deve às lâmpadas e à luz que emitem.

como escolher iluminação

Qual é o problema de um ambiente mal iluminado?

Imagine que os olhos funcionam como se fossem uma máquina de fotografia. A córnea seria a lente dessa câmera, já que permite a entrada de luz. Quem gerencia a entrada da luz recebida é a pupila, que na câmera é o diafragma. Quanto mais luz, maior a pupila. E quanto maior a pupila mais luz entrará no olho. O contrário é verdadeiro: quanto menos luz, mais esforço para entender os ambientes. Assim, um espaço muito ou pouco iluminado pode tirar o olho do equilíbrio que um lugar bem iluminado garante, mantendo a saúde que a visão precisa. Para fugir da fadiga ocular, é preciso priorizar uma iluminação uniforme. Isso significa que devemos evitar variações muito contundentes de tonalidades. Você sabia que a temperatura da cor pode ser medida? A referência se dá em graus Kevin (K). Por essa medida, os valores menores se referem ao tom amarelado. As maiores, de tom branco azulado. Em bancadas residenciais, a melhor aplicação são lâmpadas LED. Claro que é possível usar lâmpadas halógenas, com IRC igual a 100. Mas considere que, nesse caso, as lâmpadas são mais caras e geram um calor considerável.

Dicas que podem ajudar

  • Aproveite o máximo que puder da iluminação natural. Janelas e telhas de vidro e materiais transparentes são bons parceiros para isso.
  • O sentido de insolação é importantíssimo. Afinal, a luz excessiva do sol pode ser desconfortável .
  • Luminárias suspensas são uma excelente solução para deixar ambientes com boa experiência sensorial.

como escolher iluminação

Luz no quarto

  • Sendo possível, esse espaço deve contar com sol, principalmente pela manhã.
  • Vai chegar o momento da iluminação artificial, que deve ser agradável, tanto do aspecto estético quanto para a boa saúde das vistas.
  • Imagine uma fonte de luz central, que atue de cima para baixo. Deixe seu ambiente amigável, com luzes subjetivas, indiretas e baixa intensidade luminosa.
  • Para dormir bem, evite fontes luminosas contínuas. O ideal é a falta total de iluminação para uma boa noite de sono.

Uma boa luz para os cômodos

  • Cheque as lâmpadas. Parece óbvio? Parece, mas luzes mais intensas têm o poder de mudar tudo. Lâmpadas embutidas no teto (pode ser de Led) dão um ótimo resultado.
  • A fonte de luz principal deve iluminar o ambiente como um todo. Ou seja: ela tem que ser capaz de distribuir luz pelo espaço inteiro e de forma homogênea. Para deixar o cômodo mais iluminado, saiba disso: paredes e teto claros refletem a luz com mais intensidade.
  • No Brasil e no mundo, as luminárias são produzidas em diversos materiais. Podem ser polipropileno, fibras naturais, tecidos, vidro e ferro, entre outros. Os formatos também variam. Quando for escolher a sua, é preciso que ela garanta conforto e beleza para você, entendendo os desenhos que formam no espaço e a intensidade de iluminação que emite.
  • Para destacar um objeto específico, fitas de Led são uma excelente opção. Elas podem ser coladas no móvel, distribuindo a luz de modo uniforme. Spots também são interessantes para isso, criando uma iluminação mais direcionada. Abajures funcionam bem, podem ser arandelas instaladas na parede, ou articuladas e fixas.
  • Caso você goste de luz indireta, abajures, arandelas e luminárias de piso são o melhor caminho. É um tipo de iluminação que cria cenários diferenciados em um mesmo espaço.
  • Se o caso for leitura, há uma diversidade enorme de ótimas luminárias para Como é preciso concentração para essa atividade, a luz precisa ser direcionada e clara, sempre pensando em não forçar ou cansar a vista.
  • Não escolha a iluminação pensando apenas na funcionalidade. Lembre que a luz tem a missão de tranquilizar, energizar, apaziguar, criar um clima acolhedor, sugerir concentração e muitos outros.
  • Pense que seu ambiente também pode (e deve) ser um lugar alegre, divertido e bem-humorado.

Importância das cores

A pintura das paredes também influencia muito no ambiente. Pintar as paredes com cores neutras favorecem a sensação de amplitude, dando a sensação que o local é maior do que realmente é. Já as cores escuras criam a sensação de aproximação, fazendo com o que o local se pareça menor.

Além disso, as cores quentes (amarelo, vermelho e laranja) trazem a sensação de aproximação e aumento dos objetos. Já as cores frias (azul, verde e violeta), dão a impressão de distanciar-se e reduzem as dimensões aparentes dos objetos.

Gostou das nossas dicas?

No site da Foxlux você encontra diversos produtos de iluminação que vão dar um up em qualquer ambiente. Acesse e confira.

Fique sempre de olho em nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhuma dica!

Equipe Dicas Mão na Massa

Conteúdo para resolver qualquer parada

Nossos Apoiadores

Nosso Instagram

  • Você sabia que as garrafas pet podem se transformar em lindos vasos para suas plantas? Em nosso novo blog, te ensinamos como fazer para criar seus próprios vasos sustentáveis. 
Descubra como dar uma nova vida às suas plantas e ao meio ambiente, acesse o blog agora mesmo e embarque nessa jornada eco-friendly! 🌿💡
    Você sabia que as garrafas pet podem se transformar em lindos vasos para suas plantas? Em nosso novo blog, te ensinamos como fazer para criar seus próprios vasos sustentáveis. Descubra como dar uma nova vida às suas plantas e ao meio ambiente, acesse o blog agora mesmo e embarque nessa jornada eco-friendly! 🌿💡
    5 dias atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Quer iluminar sua casa com estilo e funcionalidade? Nosso novo post no blog explora os diversos tipos de iluminação para cada canto do seu lar. 
Acesse o link na bio e descubra como escolher as melhores opções para criar ambientes acolhedores e cheios de personalidade. Confira agora mesmo! 💡✨ 
#Iluminação #DecoraçãoDeInteriores #DicasDeCasa
    Quer iluminar sua casa com estilo e funcionalidade? Nosso novo post no blog explora os diversos tipos de iluminação para cada canto do seu lar. Acesse o link na bio e descubra como escolher as melhores opções para criar ambientes acolhedores e cheios de personalidade. Confira agora mesmo! 💡✨ #Iluminação #DecoraçãoDeInteriores #DicasDeCasa
    6 dias atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • 🌵✨ Do ensolarado terraço ao aconchego do seu lar, as suculentas são versáteis e encantadoras, adicionando um toque natural e elegante a qualquer espaço. Aprenda a escolher as suculentas perfeitas para cada ambiente, desde aquelas que adoram banhos de sol até as que prosperam na sombra.
Salve este post e consulte sempre que precisar de inspiração para sua decoração com suculentas! 🌿✨
    🌵✨ Do ensolarado terraço ao aconchego do seu lar, as suculentas são versáteis e encantadoras, adicionando um toque natural e elegante a qualquer espaço. Aprenda a escolher as suculentas perfeitas para cada ambiente, desde aquelas que adoram banhos de sol até as que prosperam na sombra. Salve este post e consulte sempre que precisar de inspiração para sua decoração com suculentas! 🌿✨
    2 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Dê uma nova vida aos seus móveis com a técnica de envelopamento! Preparamos um texto de blog e compartilhamos um guia passo a passo para você aprender a envelopar móveis de forma prática e criativa. Transforme sua casa com estilo e economia. 
✅ Não perca tempo, acesse o nosso blog e e coloque a mão na massa! Link disponível na bio.
#EnvelopamentoDeMóveis #DIY #Reforma
    Dê uma nova vida aos seus móveis com a técnica de envelopamento! Preparamos um texto de blog e compartilhamos um guia passo a passo para você aprender a envelopar móveis de forma prática e criativa. Transforme sua casa com estilo e economia. ✅ Não perca tempo, acesse o nosso blog e e coloque a mão na massa! Link disponível na bio. #EnvelopamentoDeMóveis #DIY #Reforma
    3 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • 🖼️ Quer dar vida às suas paredes, mas não pode furar? Preparamos uma dica para te ajudar!
🔩Pode furar, mas tem medo de furar sem saber como? Não se preocupe! Também separamos duas dicas infalíveis para você pendurar seus quadros com facilidade e precisão. 
Deslize para descobrir maneiras de pendurar seus quadros como um profissional! 💫
✨ Lembre-se, temos ainda mais dicas incríveis no nosso blog, acesse o link na bio.
#dicasmaonamassa #reparos
    🖼️ Quer dar vida às suas paredes, mas não pode furar? Preparamos uma dica para te ajudar! 🔩Pode furar, mas tem medo de furar sem saber como? Não se preocupe! Também separamos duas dicas infalíveis para você pendurar seus quadros com facilidade e precisão. Deslize para descobrir maneiras de pendurar seus quadros como um profissional! 💫 ✨ Lembre-se, temos ainda mais dicas incríveis no nosso blog, acesse o link na bio. #dicasmaonamassa #reparos
    1 mês atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Você sabia que existem diversas opções de brocas?
Separamos as melhores opções para furos em concreto, madeira e metal.
✨ Afinal, com a broca certa em mãos, seus reparos se tornam não apenas mais fáceis, mas também mais seguros e duradouros.
🏡Quer aprender mais sobre como realizar seus próprios reparos com maestria? Acesse nosso blog no link da bio!
#Reparos #Brocas #DIY #MãoNaMassa
    Você sabia que existem diversas opções de brocas? Separamos as melhores opções para furos em concreto, madeira e metal. ✨ Afinal, com a broca certa em mãos, seus reparos se tornam não apenas mais fáceis, mas também mais seguros e duradouros. 🏡Quer aprender mais sobre como realizar seus próprios reparos com maestria? Acesse nosso blog no link da bio! #Reparos #Brocas #DIY #MãoNaMassa
    1 mês atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Seu apartamento merece um toque de verde e frescor, não acha?
Os jardins verticais são a tendência perfeita para trazer a natureza para dentro de casa, mesmo nos espaços mais compactos!
🏡💚 Descubra em nosso novo artigo no blog como montar um jardim vertical e transforme seu lar em um verdadeiro refúgio urbano! 
📲 Acesse o link na bio para conferir todas as dicas e inspirações. 
#JardimVertical #Decoração #DicasMãoNaMassa
    Seu apartamento merece um toque de verde e frescor, não acha? Os jardins verticais são a tendência perfeita para trazer a natureza para dentro de casa, mesmo nos espaços mais compactos! 🏡💚 Descubra em nosso novo artigo no blog como montar um jardim vertical e transforme seu lar em um verdadeiro refúgio urbano! 📲 Acesse o link na bio para conferir todas as dicas e inspirações. #JardimVertical #Decoração #DicasMãoNaMassa
    2 meses atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Deslize para explorar as tendências mais quentes em decoração! 
Do Boho-Chic à Decoração Tecnológica e Jardins Internos Ecofriendly, não importa a tendência, o Dicas Mão na Massa pode te ajudar a transformar o seu lar!
✨Deixe nos comentários qual tendência você mais gostou! 🏡 
#TendênciasDecoração #InovaçãoEmCasa
    Deslize para explorar as tendências mais quentes em decoração! Do Boho-Chic à Decoração Tecnológica e Jardins Internos Ecofriendly, não importa a tendência, o Dicas Mão na Massa pode te ajudar a transformar o seu lar! ✨Deixe nos comentários qual tendência você mais gostou! 🏡 #TendênciasDecoração #InovaçãoEmCasa
    2 meses atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • ✨ Fugimos das simples orientações de reparos ou reformas. 
🏡 Acreditamos que transformar o ambiente ao nosso redor é um ato de amor próprio e liberdade.
💡 Transforme sua casa em um lar cheio de autenticidade!
Juntos, vamos colocar a Mão na Massa e criar ambientes cheios de significado!
#DicasMaoNaMassa
    ✨ Fugimos das simples orientações de reparos ou reformas. 🏡 Acreditamos que transformar o ambiente ao nosso redor é um ato de amor próprio e liberdade. 💡 Transforme sua casa em um lar cheio de autenticidade! Juntos, vamos colocar a Mão na Massa e criar ambientes cheios de significado! #DicasMaoNaMassa
    2 meses atrás
    View on Instagram |
    1/10
Receber Conteúdos e
Novidades em Primeira Mão

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Instagramdicasmaonamassa
    Scroll Up