Rachadura na parede: saiba como consertar
Com o passar do tempo, é comum ver a estrutura de muitas casas e apartamentos começarem a se desgastar e que, consequentemente, as rachaduras na parede comecem a aparecer. Quando elas ocorrem, podem representar um risco à segurança dos moradores do imóvel e até mesmo desvalorizarem a propriedade em caso de venda.
Não só isso, mas as rachaduras também prejudicam muito a estética de uma moradia, fazendo todos os esforços dos moradores em decoração uma grande perda de tempo. A boa notícia é que é possível corrigir as rachaduras na parede e devolver para a sua casa a segurança e beleza que ela merece.
Nesse artigo, iremos te contar tudo que você precisa saber sobre rachaduras, incluindo quais são seus tipos, quais são as causas e como você pode corrigi-las. Leia até o final para ter acesso ao nosso passo a passo do que você deve fazer para consertar as rachaduras de sua casa. Acompanhe!
O que é uma rachadura na parede?
As rachaduras na parede nada mais são do que aberturas relacionadas com a quebra ou a fratura do material da parede. Segundo a norma da ABNT NBR 9575, uma abertura na parede pode ser considerada uma rachadura quando apresenta uma espessura de 1,0mm até 1,5mm.
Quando a espessura está abaixo ou acima dessa faixa, a abertura ganha outra classificação, podendo ser chamada de fissura, trinca ou fenda, mas falaremos sobre isso mais a frente.
Conserto de rachadura: o que você precisa saber
Antes de te contar sobre como você pode consertar as rachaduras de sua moradia, precisamos falar sobre as causas delas, quais são os tipos de rachaduras e quando as rachaduras se tornam mais preocupantes.
Quais os tipos de rachadura na parede?
Os tipos de rachadura podem ser divididos em três grupos, sendo eles:
- Rachadura vertical na parede: causada geralmente por contrações térmicas, a rachadura vertical costuma aparecer perto de portas e janelas. Sua presença não apresenta um risco alto para o imóvel.
- Rachadura horizontal na parede: também causadas por contrações térmicas, essas rachaduras formam linhas horizontais ao longo da parede e aparecem geralmente próximas ao solo.
- Rachadura diagonal na parede: esse é o tipo de rachadura mais preocupante, pois pode representar um risco real à integridade da estrutura. Ele é causado por tensões verticais e horizontais, e pode surgir em qualquer parte do imóvel
Qual a diferença entre rachadura, fissura, trinca e fenda?
A maior diferença entre esses 4 tipos de abertura em uma casa se dá pelo tamanho da espessura de cada um, como mostrado abaixo:
- Fissuras: não passam de 0,5mm
- Trincas: estão entre 0,5 e 1mm
- Rachaduras: 1mm até 1,5mm
- Fendas: 1,5mm em diante
9 principais causas de rachadura na parede:
- Problemas de Construção: Erros durante o processo de construção da moradia, como o uso inadequado de materiais ou técnicas, podem levar a falhas estruturais.
- Deformação Estrutural: Problemas na estrutura, como falta de integridade estrutural ou deformações, podem resultar em rachaduras na parede.
- Envelhecimento e Deterioração: Com o tempo, materiais podem se deteriorar devido a processos naturais, como corrosão, desgaste e fadiga.
- Infiltração de Água: A penetração de água em materiais por meio de vazamentos, infiltração ou umidade excessiva pode causar danos e rachaduras.
- Variações de Temperatura: Mudanças abruptas de temperatura podem causar expansão ou contração térmica, levando a rachaduras.
- Falta de Juntas de Dilatação: Em grandes superfícies de concreto, a ausência de juntas de dilatação adequadas pode resultar em rachaduras devido à expansão térmica.
- Cargas Excessivas: Sobrecargas em uma estrutura além de sua capacidade de suporte podem levar a deformações e rachaduras.
- Assentamento Diferencial: Variações no assentamento do solo sob uma estrutura podem levar a desníveis e, consequentemente, rachaduras.
- Atividades Sísmicas: Terremotos e movimentos sísmicos podem causar rachaduras em estruturas, especialmente em regiões propensas a atividades sísmicas.
Quando devo me preocupar com uma rachadura?
De maneira geral, as rachaduras que mais merecem atenção são as rachaduras diagonais e verticais, pois podem sinalizar danos muito mais profundos do que só na parede. Elas podem indicar danos nas vigas ou nos pilares da casa, o que representa um sério risco para a estrutura.
Em casos como esse, o mais recomendado é consultar um especialista, seja um engenheiro ou um arquiteto, para realizar a vistoria da rachadura e entender se o dano da parede pode representar algo mais grave.
Como consertar uma rachadura?
Agora que você já sabe tudo que precisa sobre os tipos de abertura, e como elas são classificadas, está na hora de te falar sobre como você pode fazer para resolver uma rachadura seguindo nosso passo a passo abaixo:
-
Prepare a argamassa (massa fina)
Em um caixa de massa, misture cimento, cal, areia e água e mexa até dar liga. Se tiver dúvidas sobre como fazer essa etapa, acesse nosso conteúdo sobre como preparar argamassa. Para arrumar a rachadura, vamos utilizar a massa fina.
-
Espalhe a massa na rachadura
Utilizando a massa pronta, aplique a mistura na região da rachadura para tampá-la por completo. Para esse passo, será necessário a utilização de uma espátula, visando tornar o espalhamento mais eficiente.
-
Aguarde a secagem
Depois que a massa foi inserida na rachadura, é preciso aguardar sua secagem. Quanto mais clara estiver a cor da argamassa, menos úmida ela está. Após algum tempo, toque suavemente no local da aplicação para garantir que a argamassa secou.
-
Lixe o local
Após averiguar a secagem, utilize uma lixa pequena para dar acabamento ao local. Seja paciente e cuidadoso ao fazer a lixagem, pois a aparência dos próximos acabamentos é bastante impactada por essa etapa.
-
Pinte da cor desejada
Após ter todo o processo feito, está na hora de adequar a cor da área tampada com o restante da parede. Utilize a tinta da cor da parede e um pincel para realizar o acabamento final. É importante escolher o tom de cor certo, e calcular a quantidade de tinta corretamente.
Hora de colocar a mão na massa!
Seguindo esses passos, você irá conseguir resolver os casos de rachaduras superficiais que podem aparecer no seu imóvel. Se identificar alguma abertura mais grave, como o caso da rachadura diagonal ou vertical, procure um especialista para avaliar a situação estrutural da sua casa.
Esperamos ter ajudado você com nosso guia. Se quiser saber mais sobre construção, reparos, jardinagem e decoração, acesse nosso blog e receba dicas de como botar a mão na massa! Para ter acesso a produtos e soluções, acesse as páginas de Foxlux e Famastil.
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *