Como preparar cimento e argamassa para reformas em casa

Pensando em fazer reparos ou reformar a estrutura da sua casa? Hora das dicas para ter uma mistura de cimento e argamassa de qualidade!

Tá na hora de uma reconstrução no seu ambiente! E para quem estiver planejando colocar a mão na massa e fazer reparos ou assentamentos na estrutura do próprio imóvel, hoje vamos trazer as principais dicas sobre as massas de cimento e argamassa. Você sabe a diferença entre elas?

Diferença entre cimento e argamassa

As duas massas são utilizadas para construção e preenchimento de estruturas como pisos e paredes, no entanto é comum utilizá-las em determinadas situações para garantir o melhor acabamento e resultado da obra.

Cimento – composto de cimento, água, pedra brita e areia, ele é indicado para preencher blocos, fundações de concreto armado como pilares, lajes, vigas e calçadas, sendo utilizado em quase todas as etapas da construção.

Diferença entre cimento e argamassa foto cimento

Argamassa – uma mistura de cimento, cal, areia e água, que possui função semelhante à massa de cimento, porém é mais utilizada para assentar pisos e revestimentos, mas também para impermeabilizar e nivelar superfícies, como o reboco e o contrapiso.

Diferença entre cimento e argamassa foto argamassa

Se você for começar a construir algo do zero na sua casa, provavelmente vai precisar do cimento e da argamassa para fazer o trabalho completo. No caso de reparos específicos ou nivelamento de chão e paredes, por exemplo, é mais indicado utilizar a argamassa por causa do acabamento liso e do controle de volume da mistura.

Como fazer a mistura correta

Para conseguir uma massa densa e ao mesmo tempo maleável para assentar diferentes tipos de superfície, você precisará se preocupar em fazer a dosagem correta de cada ingrediente e ajustar as proporções.

É importante salientar que cada mistura precisa ser ajustada de acordo com o processo, ou seja, misture tudo na proporção correta e vá adicionando água aos poucos até dar a liga e conseguir a consistência que você deseja.
Em todo caso, você pode seguir as seguintes dosagens para fazer os reparos e construções na sua casa a partir do cimento ou da argamassa em diferentes proporções:

Para assentar tijolos

  • 6 partes de areia
  • 1 parte de cimento
  • 1 ou 2 partes de cal ou pedra brita
  • Água para dar liga

Para revestir pisos e fazer nivelamento

  • 5 partes de areia
  • 1 parte de cimento
  • 1 parte de cal
  • Água para dar liga

Para acabamento de paredes (massa fina)

  • 1 parte de cimento
  • 2 partes de cal
  • 9 partes de areia
  • Água para dar liga

Para começar a mistura, utilize uma masseira ou um recipiente improvisado para fazer a sua massa. Primeiro, coloque a quantidade de areia e faça um buraco no meio para ir inserindo o restante dos ingredientes.

Misture com uma pá ou uma enxada sem a água primeiro, depois vá adicionando a parte líquida para deixar bem homogêneo e acertar o ponto desejado.
Para a argamassa com cal, misture primeiro o cimento com a areia e depois faça o mesmo procedimento já mencionado. Evite deixar a sua massa muito mole ou muito rígida, é preciso acertar a consistência para que ela fique maleável e boa de se trabalhar.

Depois de aplicados, o cimento e a argamassa precisarão de 72 horas até que haja a secagem da superfície completa. O tempo recomendado para lixar e pintar a área de aplicação é após 7 dias.
Assim, o acabamento da sua reforma ou área construída estará completo e você poderá conferir o resultado do seu trabalho depois de colocar a mão na massa seguindo as nossas dicas.
Gostou de aprender mais sobre as diferenças entre cimento e argamassa e suas formas de aplicação? Continue navegando em nossas matérias e siga-nos nas redes sociais para mais dias de reforma em casa e “faça você mesmo” com a gente!

Equipe Dicas Mão na Massa

Conteúdo para resolver qualquer parada

Nossos Apoiadores

Nosso Instagram

  • Você sabia que as garrafas pet podem se transformar em lindos vasos para suas plantas? Em nosso novo blog, te ensinamos como fazer para criar seus próprios vasos sustentáveis. 
Descubra como dar uma nova vida às suas plantas e ao meio ambiente, acesse o blog agora mesmo e embarque nessa jornada eco-friendly! 🌿💡
    Você sabia que as garrafas pet podem se transformar em lindos vasos para suas plantas? Em nosso novo blog, te ensinamos como fazer para criar seus próprios vasos sustentáveis. Descubra como dar uma nova vida às suas plantas e ao meio ambiente, acesse o blog agora mesmo e embarque nessa jornada eco-friendly! 🌿💡
    5 dias atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Quer iluminar sua casa com estilo e funcionalidade? Nosso novo post no blog explora os diversos tipos de iluminação para cada canto do seu lar. 
Acesse o link na bio e descubra como escolher as melhores opções para criar ambientes acolhedores e cheios de personalidade. Confira agora mesmo! 💡✨ 
#Iluminação #DecoraçãoDeInteriores #DicasDeCasa
    Quer iluminar sua casa com estilo e funcionalidade? Nosso novo post no blog explora os diversos tipos de iluminação para cada canto do seu lar. Acesse o link na bio e descubra como escolher as melhores opções para criar ambientes acolhedores e cheios de personalidade. Confira agora mesmo! 💡✨ #Iluminação #DecoraçãoDeInteriores #DicasDeCasa
    6 dias atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • 🌵✨ Do ensolarado terraço ao aconchego do seu lar, as suculentas são versáteis e encantadoras, adicionando um toque natural e elegante a qualquer espaço. Aprenda a escolher as suculentas perfeitas para cada ambiente, desde aquelas que adoram banhos de sol até as que prosperam na sombra.
Salve este post e consulte sempre que precisar de inspiração para sua decoração com suculentas! 🌿✨
    🌵✨ Do ensolarado terraço ao aconchego do seu lar, as suculentas são versáteis e encantadoras, adicionando um toque natural e elegante a qualquer espaço. Aprenda a escolher as suculentas perfeitas para cada ambiente, desde aquelas que adoram banhos de sol até as que prosperam na sombra. Salve este post e consulte sempre que precisar de inspiração para sua decoração com suculentas! 🌿✨
    2 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Dê uma nova vida aos seus móveis com a técnica de envelopamento! Preparamos um texto de blog e compartilhamos um guia passo a passo para você aprender a envelopar móveis de forma prática e criativa. Transforme sua casa com estilo e economia. 
✅ Não perca tempo, acesse o nosso blog e e coloque a mão na massa! Link disponível na bio.
#EnvelopamentoDeMóveis #DIY #Reforma
    Dê uma nova vida aos seus móveis com a técnica de envelopamento! Preparamos um texto de blog e compartilhamos um guia passo a passo para você aprender a envelopar móveis de forma prática e criativa. Transforme sua casa com estilo e economia. ✅ Não perca tempo, acesse o nosso blog e e coloque a mão na massa! Link disponível na bio. #EnvelopamentoDeMóveis #DIY #Reforma
    3 semanas atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • 🖼️ Quer dar vida às suas paredes, mas não pode furar? Preparamos uma dica para te ajudar!
🔩Pode furar, mas tem medo de furar sem saber como? Não se preocupe! Também separamos duas dicas infalíveis para você pendurar seus quadros com facilidade e precisão. 
Deslize para descobrir maneiras de pendurar seus quadros como um profissional! 💫
✨ Lembre-se, temos ainda mais dicas incríveis no nosso blog, acesse o link na bio.
#dicasmaonamassa #reparos
    🖼️ Quer dar vida às suas paredes, mas não pode furar? Preparamos uma dica para te ajudar! 🔩Pode furar, mas tem medo de furar sem saber como? Não se preocupe! Também separamos duas dicas infalíveis para você pendurar seus quadros com facilidade e precisão. Deslize para descobrir maneiras de pendurar seus quadros como um profissional! 💫 ✨ Lembre-se, temos ainda mais dicas incríveis no nosso blog, acesse o link na bio. #dicasmaonamassa #reparos
    1 mês atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Você sabia que existem diversas opções de brocas?
Separamos as melhores opções para furos em concreto, madeira e metal.
✨ Afinal, com a broca certa em mãos, seus reparos se tornam não apenas mais fáceis, mas também mais seguros e duradouros.
🏡Quer aprender mais sobre como realizar seus próprios reparos com maestria? Acesse nosso blog no link da bio!
#Reparos #Brocas #DIY #MãoNaMassa
    Você sabia que existem diversas opções de brocas? Separamos as melhores opções para furos em concreto, madeira e metal. ✨ Afinal, com a broca certa em mãos, seus reparos se tornam não apenas mais fáceis, mas também mais seguros e duradouros. 🏡Quer aprender mais sobre como realizar seus próprios reparos com maestria? Acesse nosso blog no link da bio! #Reparos #Brocas #DIY #MãoNaMassa
    1 mês atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Seu apartamento merece um toque de verde e frescor, não acha?
Os jardins verticais são a tendência perfeita para trazer a natureza para dentro de casa, mesmo nos espaços mais compactos!
🏡💚 Descubra em nosso novo artigo no blog como montar um jardim vertical e transforme seu lar em um verdadeiro refúgio urbano! 
📲 Acesse o link na bio para conferir todas as dicas e inspirações. 
#JardimVertical #Decoração #DicasMãoNaMassa
    Seu apartamento merece um toque de verde e frescor, não acha? Os jardins verticais são a tendência perfeita para trazer a natureza para dentro de casa, mesmo nos espaços mais compactos! 🏡💚 Descubra em nosso novo artigo no blog como montar um jardim vertical e transforme seu lar em um verdadeiro refúgio urbano! 📲 Acesse o link na bio para conferir todas as dicas e inspirações. #JardimVertical #Decoração #DicasMãoNaMassa
    2 meses atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • Deslize para explorar as tendências mais quentes em decoração! 
Do Boho-Chic à Decoração Tecnológica e Jardins Internos Ecofriendly, não importa a tendência, o Dicas Mão na Massa pode te ajudar a transformar o seu lar!
✨Deixe nos comentários qual tendência você mais gostou! 🏡 
#TendênciasDecoração #InovaçãoEmCasa
    Deslize para explorar as tendências mais quentes em decoração! Do Boho-Chic à Decoração Tecnológica e Jardins Internos Ecofriendly, não importa a tendência, o Dicas Mão na Massa pode te ajudar a transformar o seu lar! ✨Deixe nos comentários qual tendência você mais gostou! 🏡 #TendênciasDecoração #InovaçãoEmCasa
    2 meses atrás
    View on Instagram |
    1/10
  • ✨ Fugimos das simples orientações de reparos ou reformas. 
🏡 Acreditamos que transformar o ambiente ao nosso redor é um ato de amor próprio e liberdade.
💡 Transforme sua casa em um lar cheio de autenticidade!
Juntos, vamos colocar a Mão na Massa e criar ambientes cheios de significado!
#DicasMaoNaMassa
    ✨ Fugimos das simples orientações de reparos ou reformas. 🏡 Acreditamos que transformar o ambiente ao nosso redor é um ato de amor próprio e liberdade. 💡 Transforme sua casa em um lar cheio de autenticidade! Juntos, vamos colocar a Mão na Massa e criar ambientes cheios de significado! #DicasMaoNaMassa
    2 meses atrás
    View on Instagram |
    1/10
Receber Conteúdos e
Novidades em Primeira Mão

    5 Comentários

      Ótima dica.
      Muito obrigado!

        Obrigado, José! Conte conosco para mais dicas valiosas!

      Boa tarde!
      Tenho uma floreira de concreto e quero colocar na janela, a massa que devo usar é a mesma para assentar tijolos ?

        Olá, Eduardo! Sim, você pode utilizar a mesma massa de assentar tijolos, ela possui o reforço necessário para segurar sua floreira. Caso a janela seja muito alta, recomenda-se também algum tipo de perfuração para fazer a fixação.

      Quando faço reparos na parede, eu misturo só argamassa e cimento. Está errado?

    Deixe seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Instagramdicasmaonamassa
    Scroll Up