Dicas para economizar energia elétrica
O Dia Mundial da Energia é celebrado no dia 29 de maio. E, como já sabemos, economizar energia faz bem ao nosso bolso e ao meio ambiente. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você na redução do consumo em sua casa e no seu ambiente de trabalho.
Confira:
Troque as lâmpadas
Substitua as lâmpadas de sua residência por lâmpadas de LED, que são 80% mais eficientes. Com elas, é possível reduzir o consumo de energia em mais de 50% quando comparadas às fontes tradicionais e, se adicionarmos controles inteligentes, esse índice pode chegar a até 80%.
Além disso, os LEDs têm melhor qualidade e permitem a distribuição de luz de forma autônoma ou com a utilização de luminárias próprias e modernas. Isso significa a utilização de menores volumes de luz para obter o resultado nas tarefas e, consequentemente, menor consumo de energia.
Deixe os ambientes mais claros
Quando for pintar algum ambiente ou for renovar a pintura das paredes, opte pelas cores claras que refletem a luz e reduzem a necessidade de ligar alguma lâmpada para clarear o ambiente durante o dia.
Você também pode inserir alguns espelhos que, além de decorarem o ambiente, auxiliam a refletir a luz natural. Portanto, coloque-os em vários ambientes da casa.
Tudo desligado
Não deixe lâmpadas e aparelhos elétricos ou eletrônicos ligados sem necessidade. Quando terminar de usar ou não estiver no ambiente, desligue tudo e só ligue novamente quando realmente for utilizar.
Para que a iluminação seja ativada apenas quando alguém passar ou estiver no local, invista e instale sensores de presença que deixam a luz ligada apenas quando tem alguém lá. No site da Foxlux você encontra o sensor de presença que liga e desliga luzes e aparelhos automaticamente.
Também evite dormir com a TV ligada para não gastar energia à toa. Para isso, desligue-a antes de pegar no sono ou então acesse a configuração do aparelho para programar que ela desligue sozinha depois de determinado período.
Janelas e cortinas bem abertas
Aproveite ao máximo a iluminação e a ventilação natural. Dessa forma, você reduz a quantidade de lâmpadas acesas ou o tempo em que o ar-condicionado precisa ficar ligado.
Falando em ar-condicionado, caso não seja possível ficar com ele desligado por conta do calor ou frio excessivo, evite deixar ele ligado em um ambiente que esteja com janelas e portas abertas. Além disso, mantenha a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC para evitar o gasto maior de energia para resfriar o local.
Banho rápido
Além de economizar a água, um banho mais rápido diminui também os gastos com a energia no caso dos chuveiros elétricos.
Portanto, evite ficar longos períodos com o chuveiro ligado e, ao se ensaboar, feche a torneira. Assim, você preserva o meio ambiente e ainda reduz o valor da sua conta no final do mês.
O mesmo vale para as torneiras.
Atenção especial para a geladeira
Regule a temperatura da sua geladeira de acordo com a estação do ano. No verão, deixe mais frio do que no inverno.
Além disso, verifique a qualidade da borracha que veda a sua geladeira. Com o passar do tempo, é normal que ela fique mais velha e inflexível. Por isso, faça o seguinte teste para verificar se chegou a hora de trocar: pegue uma folha de papel simples, prenda na porta da geladeira e tente retirá-la. Se ela sair com facilidade é sinal de que a borracha precisa ser substituída com urgência.
Lembrando que, se a borracha não estiver em bom estado, o frio pode vazar e isso causa um maior gasto de energia para manter a geladeira em funcionamento.
Compra de novos equipamentos
Se algum dos eletrodomésticos, qualquer máquina ou aparelho apresentar defeitos ou falhas, procure imediatamente um profissional. Mesmo que esteja funcionando, eles podem estar consumindo mais energia do que o necessário e sobrecarregando todo o sistema elétrico.
Caso precise comprar um novo aparelho elétrico ou eletrônico, escolha as opções que sejam energéticamente eficientes, com consumo reduzido.
Confira também o selo fornecido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que informa o quanto o aparelho é eficiente, com uma escala de A (mais eficiente) até E (menos eficiente).
Revisão elétrica
Caso você faça uma reforma em sua cozinha, aproveite o momento para uma revisão elétrica. Com essa medida, é possível reduzir consumos desnecessários vindos de problemas de fiação, lâmpadas ou de eletrodomésticos.
Um dos primeiros passos é verificar se há fios expostos ou desencapados, que além de aumentarem o consumo de energia, também podem provocar acidentes.
Além disso, confira se existe algum vazamento de energia não apenas na cozinha, mas em toda casa. Para isso, desligue todos os aparelhos da tomada, incluindo a geladeira, e apague todas as luzes. Logo após, observe no contador se ele continua a rodar depois de dar a última volta completa. Em caso positivo, é porque existe fuga de energia. Nesse caso, é muito importante contratar um eletricista especializado para realizar uma revisão geral.
Quais os aparelhos que mais consomem energia?
Para ter uma boa economia de energia, fique sempre atento ao uso excessivo dos itens que apresentam maior consumo de energia elétrica.
Confira alguns deles:
– Ar-condicionado
– Chuveiro elétrico
– Cooktop elétrico
– Ferro elétrico
– Geladeira
– Secadora de roupas
– Torneira elétrica
Viu só quantas dicas legais?
Com todas essas informações fica muito mais fácil economizar energia elétrica, reduzindo seus gastos com a conta de luz e os prejuízos ao meio ambiente. Agora é só colocar a Mão na Massa e fazer a sua parte!
Se você gosta de dicas como essa, não deixe de conferir as outras matérias aqui do nosso blog.
Além disso, fique sempre de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo novo!
Lembrando que, no site da Foxlux, você conta com diversos produtos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas e outras utilidades para fazer todos os reparos e manutenções na sua residência. Acesse e confira!
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *