Como preparar cimento e argamassa para reformas em casa
Pensando em fazer reparos ou reformar a estrutura da sua casa? Hora das dicas para ter uma mistura de cimento e argamassa de qualidade!
Tá na hora de uma reconstrução no seu ambiente! E para quem estiver planejando colocar a mão na massa e fazer reparos ou assentamentos na estrutura do próprio imóvel, hoje vamos trazer as principais dicas sobre as massas de cimento e argamassa. Você sabe a diferença entre elas?
Diferença entre cimento e argamassa
As duas massas são utilizadas para construção e preenchimento de estruturas como pisos e paredes, no entanto é comum utilizá-las em determinadas situações para garantir o melhor acabamento e resultado da obra.
Cimento – composto de cimento, água, pedra brita e areia, ele é indicado para preencher blocos, fundações de concreto armado como pilares, lajes, vigas e calçadas, sendo utilizado em quase todas as etapas da construção.
Argamassa – uma mistura de cimento, cal, areia e água, que possui função semelhante à massa de cimento, porém é mais utilizada para assentar pisos e revestimentos, mas também para impermeabilizar e nivelar superfícies, como o reboco e o contrapiso.
Se você for começar a construir algo do zero na sua casa, provavelmente vai precisar do cimento e da argamassa para fazer o trabalho completo. No caso de reparos específicos ou nivelamento de chão e paredes, por exemplo, é mais indicado utilizar a argamassa por causa do acabamento liso e do controle de volume da mistura.
Como fazer a mistura correta
Para conseguir uma massa densa e ao mesmo tempo maleável para assentar diferentes tipos de superfície, você precisará se preocupar em fazer a dosagem correta de cada ingrediente e ajustar as proporções.
É importante salientar que cada mistura precisa ser ajustada de acordo com o processo, ou seja, misture tudo na proporção correta e vá adicionando água aos poucos até dar a liga e conseguir a consistência que você deseja.
Em todo caso, você pode seguir as seguintes dosagens para fazer os reparos e construções na sua casa a partir do cimento ou da argamassa em diferentes proporções:
Para assentar tijolos
- 6 partes de areia
- 1 parte de cimento
- 1 ou 2 partes de cal ou pedra brita
- Água para dar liga
Para revestir pisos e fazer nivelamento
- 5 partes de areia
- 1 parte de cimento
- 1 parte de cal
- Água para dar liga
Para acabamento de paredes (massa fina)
- 1 parte de cimento
- 2 partes de cal
- 9 partes de areia
- Água para dar liga
Para começar a mistura, utilize uma masseira ou um recipiente improvisado para fazer a sua massa. Primeiro, coloque a quantidade de areia e faça um buraco no meio para ir inserindo o restante dos ingredientes.
Misture com uma pá ou uma enxada sem a água primeiro, depois vá adicionando a parte líquida para deixar bem homogêneo e acertar o ponto desejado.
Para a argamassa com cal, misture primeiro o cimento com a areia e depois faça o mesmo procedimento já mencionado. Evite deixar a sua massa muito mole ou muito rígida, é preciso acertar a consistência para que ela fique maleável e boa de se trabalhar.
Depois de aplicados, o cimento e a argamassa precisarão de 72 horas até que haja a secagem da superfície completa. O tempo recomendado para lixar e pintar a área de aplicação é após 7 dias.
Assim, o acabamento da sua reforma ou área construída estará completo e você poderá conferir o resultado do seu trabalho depois de colocar a mão na massa seguindo as nossas dicas.
Gostou de aprender mais sobre as diferenças entre cimento e argamassa e suas formas de aplicação? Continue navegando em nossas matérias e siga-nos nas redes sociais para mais dias de reforma em casa e “faça você mesmo” com a gente!
Ótima dica.
Muito obrigado!
Obrigado, José! Conte conosco para mais dicas valiosas!
Boa tarde!
Tenho uma floreira de concreto e quero colocar na janela, a massa que devo usar é a mesma para assentar tijolos ?
Olá, Eduardo! Sim, você pode utilizar a mesma massa de assentar tijolos, ela possui o reforço necessário para segurar sua floreira. Caso a janela seja muito alta, recomenda-se também algum tipo de perfuração para fazer a fixação.
Quando faço reparos na parede, eu misturo só argamassa e cimento. Está errado?