4 tendências de design de interiores para fazer sozinho!
Quando o assunto é o ambiente interno, as opções de decoração e personalização são várias, mas conheça as 4 tendências que chegaram com tudo e prometem ficar por um bom tempo.
Design de interiores também é iluminação!
Aposto que quando você ouve “design de interiores” sua mente viaja para várias tintas, plantas e móveis, mas acontece que a iluminação ideal também conta muito na hora de decorar ou transformar ambientes.
Uma das principais tendências de design de interiores para 2023/2024 é iluminação quente ou neutra. Lâmpadas dessa coloração oferecem um ambiente muito mais acolhedor, capaz de transmitir a sensação de conforto e calor humano.
Para quem ainda não é fã de luzes amareladas, uma boa alternativa é dosar com luzes de fita led branca e neutra, criando ambientes tridimensionais que, além de ficarem lindos nas paredes e tetos, se tornam elementos decorativos para compor o ambiente de forma criativa.
Leia também – Escolhendo a iluminação ideal para cada ambiente
Elementos naturais vieram para ficar
Desde 2021 a tendência dos elementos naturais tem se consolidado como opção que veio para ficar de vez nos ambientes. Seja pelo aumento do cinza nas cidades ou pela vontade de tirar férias no campo, a verdade é que elementos naturais ou de cores naturais têm marcado presença em todas as listas sobre tendências de design de interiores para 2023/2024.
Dentre as muitas opções para inserir um elemento natural na decoração interna temos o ripado.
Trata-se de uma boa opção na divisão de ambientes, aproveitando a luminosidade natural, em móveis ou até para criar tridimensionalidade em pares. O ripado está em alta entre os elementos naturais devido a sua grande capacidade de flexibilidade, custo baixo e possibilidade handmade, ou seja, mão na massa para quem não pode chamar um profissional.
Para quem deseja fazer por conta própria, uma dica boa é não esquecer alguns materiais essenciais, como: lixa para deixar a madeira sem farpas e serra de mão para não precisar de maquinário profissional.
Para quem deseja dar um refresh em algum móvel que já faz parte da casa, uma boa dica pode ser investir na mudança das portas. No mundo contemporâneo todos buscamos por mais espaço, por isso os móveis cheios de portas acabaram ganhando o gosto popular.
No entanto, é comum que depois de algum tempo os móveis mais “padrão” acabam se tornando sem graça. Para sanar o problema sem gastar muito, incluir detalhes ou até mesmo ‘sessões’ de ripado nos móveis atuais, pode ser uma boa saída.
Veja a imagem abaixo como exemplo:
Para suas criações em ripado durarem mais, não se esqueça de lixá-las e envernizá-las, isso irá garantir que além de não ferir ninguém a madeira sofra menos com a exposição ao sol e possíveis respingos de água.
Outra opção para quem deseja o efeito ripado, mas não quer a coloração da madeira é pintá-la como preferir. Por mais que as tendências sejam referentes às cores e materiais naturais, o importante mesmo é ter seu lar da maneira que mais te agrada!
Plantas e mais plantas
Com o crescimento de telas e mais telas no nosso dia a dia, incluir plantas plantas têm ido além de ser uma tendência de design de interiores para 2023 e 2024 e se tornado uma necessidade.
Cada planta contribui de uma forma diferente na saúde física e mental das pessoas e fica incrivelmente linda quando trabalhada de forma correta. Seja nos jardins verticais que foram febre em 2020 ou em prateleiras, o design biofílico vem ganhando espaço dentro dos ambientes mundo afora.
Para quem não tem o “dedo verde” e sofre na hora de manter as plantas vivas, uma boa opção é a Palmeira Raphis. Ela não precisa de luz direta, então sobrevive muito bem em apartamentos e salas comerciais, não exige rega diária e ainda por cima é superbarata se comparada com as queridinhas Pacová e Costela de Adão.
Já para quem prefere plantas pendentes a dica é apostar em uma Jibóia, que também sobrevive nas condições da Palmeira Raphis, possui um tom de verde superbonito e a rega pode ser feita com um regador simples, sem necessidade de remover a planta.
Palha indiana, a tendência de design de interiores do momento
O estilo vintage tem marcado presença no mundo das tendências de design de interiores. Há quem vasculhe mercados de pulgas em busca de itens para reformar e dar charme ao ambiente, mas existe também um mercado repleto de ‘fake vintage’.
Isto é, elementos e designs contemporâneos que reciclam ou se inspiram no vintage. Entregando assim uma nova roupagem para móveis e até mesmo ambientes inteiros.
Um grande exemplo desse movimento é a palha indiana, que ganhou destaque em várias cadeiras, poltronas, aparadores e mobiliário de banheiro, quarto e cozinha. A verdade é que ela combina com os designs mais diferentes, entregando o ponto orgânico que está em alta.
Do brutalismo ao minimalismo, a palha indiana é uma grande tendência do design de interiores que vale a pena investir. Seja pelo orgânico e versátil ou pelo charme único da sua padronagem, a palha indiana ganhou e está ganhando cada vez mais espaço no mercado e merece sua atenção.
Para quem gosta de colocar a mão na massa, uma boa dica é comprar a palha indiana crua e soltar a imaginação. Seja para criar um cesto de toalhas, redecorar o encosto de uma cadeira ou criar um móvel totalmente diferente com o ripado da primeira dica, solte sua imaginação!
Gostou do nosso compilado de tendências?
Então, fique sempre de olho aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhuma dica ou inspiração. Estamos sempre atentos ao mundo do design para trazer as melhores informações para você!
E se precisar de alguma ferramenta pode contar conosco também, na Famastil temos o que você precisa para deixar suas mãos ocupadas e sua imaginação livre!
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *