Dicas de iluminação para área externa e jardim
Você sabia que neste mês é celebrado o Dia Mundial da Iluminação (21/10)? E como gostamos de cuidar da casa e deixá-la do jeito que sonhamos, trouxemos algumas dicas de iluminação para tornar o jardim e a área externa mais aconchegantes para curtir com a família e os amigos.
Transforme o seu jardim
O jardim é o local em que memórias são criadas e grandes coisas acontecem. Geralmente, é lá que recebemos os amigos para aniversários, churrascos e outras comemorações. Por isso, esse espaço merece uma atenção especial.
Se você tem jardim em casa e quer trazer mais estilo, confira algumas ideias de iluminação para deixá-lo mais convidativo para toda a família.
Mais segurança para seu imóvel
Um bom projeto luminotécnico valoriza qualquer espaço, e nos ambientes externos não é diferente. Além de enfatizar a beleza, a iluminação do jardim traz consigo outro fator importante: a segurança, que tanto intimida possíveis invasores quanto facilita a locomoção nessa área.
Iluminação das plantas
Antes de mais nada, você deve ter o espaço pronto ou pelo menos o projeto do jardim. Saber quais plantas serão usadas é muito importante para adequar a iluminação, já que existem inúmeras opções que proporcionam desde efeitos como fachos mais abertos ou fechados, até as que são adequadas para iluminar apenas o caule ou a copa de uma árvore.
Saber quais serão os caminhos de acesso também é importante. Por isso, é preciso pensar em iluminar cantos escuros, muros e escadas criando um efeito agradável e funcional.
Fique de olho nas fiações
É fundamental ter cuidado com as fiações, principalmente se os fios passam de um canteiro para outro. Tudo deve estar em perfeitas condições e bem enterrado para evitar acidentes. Além disso, uma dica interessante é anotar por onde os fios passam para facilitar a indicação aos jardineiros ou para quando precisar cavar algum buraco no jardim.
Para trazer beleza, ajudar na orientação espacial do local e aumentar a segurança do imóvel, confira dicas que valorizam e otimizam as áreas externas da sua casa:
Crie um clima de acolhimento e segurança
As áreas externas normalmente são dedicadas a momentos de convívio e diversão, tanto de dia quanto à noite. Moradores e visitantes de todas as idades ocupam quintais, jardins, espaços gourmet, varandas e a área da piscina sempre em ocasiões muito especiais. Por essas e outras razões, o projeto luminotécnico deve, ao mesmo tempo, promover a sensação de acolhimento e segurança. Nesse sentido, a iluminação cênica é bem-vinda em termos decorativos, mas você não pode se esquecer de que as luzes devem ser abundantes, de modo que a locomoção seja facilitada, sobretudo no período noturno.
Escolha aparelhos e acessórios especiais para as áreas externas
Na hora de equipar a sua área externa, dê preferência a aparelhos especialmente desenvolvidos com essa finalidade. É o caso das arandelas, tartarugas, tochas, dos refletores, postes, espetos para jardins, balizadores, pendentes de teto e projetores, dentre outros elementos que podem literalmente iluminar os ambientes externos da sua residência.
Os Refletores LED da Foxlux, por exemplo, têm corpo em alumínio fundido em alta pressão e vidro temperado, eles possuem refletor direcionável e de fácil instalação, além de também serem comercializados com luz na cor verde.
As Luminárias Tartaruga, com corpo em alumínio injetado e pintura epóxi. Elas são fabricadas com borracha na base para melhor vedação, trazendo alta qualidade, maior durabilidade, segurança e beleza para áreas externas de sua residência, escritório ou comércio.
O Espeto LED para Jardim traz várias opções de cores e é ideal para iluminação da grama e das plantas.
Dê maior destaque às plantas e aos adornos decorativos
Use a iluminação para dar destaque a pontos fortes da área externa, como as plantas e os adornos decorativos. Vale usar refletores ou balizadores para realçar esses elementos. Esse recurso também pode ser usado para sinalizar desníveis e degraus, com o intuito de evitar os acidentes domésticos.
Leve o piso em consideração
Não escolha os acessórios da sua iluminação externa de maneira aleatória. Para isso, considere todos os elementos da área, especialmente o piso. Se o piso for claro ou de pedriscos, por exemplo, aposte em postes brancos. Caso o piso seja gramado, com pedras escuras ou decks amadeirados, o ideal é investir em postes pretos. Esse detalhe aparentemente simples vai fazer toda a diferença.
Cuidado com o excesso de cores
As áreas externas podem ter elementos coloridos, como flores de diferentes tonalidades, playground para as crianças ou bancos pintados. Só tome cuidado para não usar uma iluminação irreverente demais.
Gostou dessas informações?
Agora que você já sabe tudo sobre iluminação para área externa e jardim, fica muito mais fácil de colocar a Mão na Massa e fazer as mudanças na sua casa para deixá-la do jeito que você sempre sonhou.
Se você, assim com a gente, gosta de fazer reformas e reparos, fique sempre de olho aqui em nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhuma de nossas dicas!
Lembrando que por aqui no nosso blog temos uma aba especial com mais dicas de reparos. Além disso, no site da Foxlux, você conta com uma infinidade de produtos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas e outras utilidades. E no site da Famastil você encontra um catálogo completo de itens para jardinagem que irão auxiliar no cultivo do seu jardim. Assim, você terá sempre em mãos os materiais necessários para dar início a qualquer projeto.
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *