Como instalar um chuveiro elétrico?
Aprenda o passo a passo
Quando você muda de imóvel, constrói uma casa ou até mesmo no dia a dia tem sempre alguma manutenção que precisa ser realizada. Algumas delas são possíveis de fazer com muita facilidade, sem recorrer a nenhum tutorial. Mas, sempre tem uma coisa nova para aprender.
Por exemplo, você sabe como instalar um chuveiro corretamente?
Se a resposta for “não”, nem precisa se preocupar. Separamos algumas dicas especiais que vão ajudar muito na execução desse serviço.
Confira só:
Qual é a voltagem certa?
Quando você for comprar um chuveiro, verifique qual é a instalação elétrica da sua casa. Tanto em lojas físicas quanto em lojas online, existem chuveiros de 127V e de 220V. Por isso, é importante confirmar antes de adquirir o seu. Lembrando que, caso não seja compatível, o chuveiro irá queimar e danificar.
Como fazer a instalação do chuveiro?
Para instalar, você vai precisar dos seguintes materiais:
– Alicate.
– Chave teste.
– Fita veda rosca.
– E também do chuveiro que deseja instalar, com a voltagem correta de acordo com a sua residência. Além dos itens, como: cano para chuveiro, chuveirinho, mangueira e suporte para a mangueira.
Agora vamos para o passo a passo da instalação:
1º) Feche o registro de água do seu banheiro.
2º) Em seguida, abra o chuveiro que já estava instalado anteriormente para sair toda a água dele e feche novamente.
3º) Na sequência, desligue a chave geral de energia da residência.
4º) Depois, com o uso da chave teste, confira se não está passando mais energia elétrica. Isso irá prevenir os acidentes elétricos que são extremamente perigosos.
5º) Em seguida, utilize a chave de fenda para retirar a tampa que protege os fios que ficam localizados dentro da parede.
6º) Na sequência, confira se tanto a bitola do fio de alimentação elétrica quanto o disjuntor estão com a mesma potência do chuveiro elétrico. Além disso, verifique também se o fio terra está realmente conectado ao sistema de aterramento.
7º) Depois, coloque a fita veda rosca no cano em que sai a água da parede e rosqueie a ducha.
8º) Em seguida, utilizando uma fita isolante, faça a conexão entre os fios do chuveiro e os fios da rede elétrica. Preste muita atenção nas cores!
9º) Na sequência, encaixe no chuveiro a mangueira do chuveirinho.
10º) Depois, abra o registro de água do banheiro e o chuveiro para confirmar se está saindo água e se as conexões estão todas certas.
11º) Para finalizar, religue a chave de energia elétrica da residência para verificar se está mesmo saindo água quente. E pronto, chuveiro instalado!
Troca de resistência
Já ouviu a expressão “meu chuveiro queimou”? Pois é, caso isso aconteça é necessário trocar a resistência. Para isso, basta seguir esses quatro passos bem simples:
1º) Para começar, desligue a chave geral de energia da residência.
2º) Depois, desenrosque o espalhador da ducha. Ele é bem parecido com uma peneira e é por lá que a água sai.
3º) Em seguida, retire a resistência queimada e substitua pela nova. Preste muita atenção em todos os encaixes e trajetos, que geralmente são circulares.
4º) Para finalizar, recoloque o espalhador.
Dica para acabamento e segurança
É muito comum encontrarmos por aí chuveiros que são instalados sem nenhum acabamento, deixando à mostra os fios enrolados por fita isolante. Isso deixa o banheiro com um aspecto de improviso e pode ser perigoso.
Por isso, prefira utilizar um plug. Além de fazer o isolamento de forma fácil e segura, ele deixa o ambiente muito mais bonito, organizado e seguro.
Quais são as vantagens e desvantagens?
Os chuveiros elétricos possuem diversas vantagens, como: excelente custo x benefício, possibilidade de controlar a temperatura, praticidade e facilidade na hora de instalar.
Já as desvantagens são muito poucas, como: menor vazão da água e o não funcionamento caso a energia acabe.
Outros modelos
Além dos chuveiros elétricos, existem outros tipos disponíveis no mercado. Alguns deles, são:
– Chuveiro a gás: capaz de alcançar altas temperaturas.
– Chuveiro eletrônico: com regulagem gradual da temperatura.
– Chuveiro híbrido: economiza água e energia.
– Chuveiro pressurizado: com jatos de alta pressão para maior conforto.
– Duchas: com maior diâmetro e vazão de água mais concentrada e intensa.
Segurança em primeiro lugar
Eletricidade é coisa séria. Por isso, é importante que a rede elétrica de sua residência passe por uma manutenção a cada dois anos.
Além disso, muitas vezes durante a construção da casa ou obras, o isolamento dos cabos pode ser danificado, sendo um risco grande.
Então, peça para profissionais qualificados fazerem essa inspeção.
Gostou dessas dicas?
Com todas essas informações fica muito mais fácil para você colocar a Mão na Massa e trocar o seu chuveiro elétrico com segurança.
Aqui em nosso blog, temos uma aba que é especialmente dedicada às dicas de reparos. Para acessar, clique aqui.
Também trazemos muitos conteúdos interessantes que vão ajudar. Fique sempre de olho em nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nada!
Ah, lembrando que no site da Foxlux você conta com diversos produtos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas e outras utilidades. E no site da Famastil tem ferramentas para construção e jardinagem. Acesse e confira!
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *