Aprenda a montar uma piscina de pallet
Quem tem filhos, sobrinhos, netos ou irmãos sabe bem que em outubro comemoramos uma data muito especial ao lado da criançada. Sabe qual data estamos falando? Isso mesmo! O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro.
Pensando nisso, separamos uma ideia bem legal para você arregaçar as mangas e colocar a Mão na Massa para montar algo muito especial para curtir com os pequenos e deixar sua casa ainda mais divertida com um ambiente diferente. Então, que tal montar uma piscina utilizando pallets?
Essa é uma excelente maneira de se refrescar nos meses mais quentes do ano, além de uma chance de transformar totalmente a sua área externa colocando itens de decoração e plantas que valorizam o espaço.
Além de ser um material bem resistente, o pallet é muito versátil, suporta bastante peso e é sustentável.
Então, confira as dicas que separamos para você aprender como fazer essa piscina:
Como conseguir pallets?
Se você tiver sorte, consegue encontrar pallets que foram descartados na rua. Ao achá-los, verifique se eles não estão com cupim, embolorados, quebrados ou frágeis demais.
Além disso, em feiras ou mercados espalhados pela cidade é possível encontrar e negociar com os comerciantes. Antes de comprar desses locais, confira se os pallets não estão com cheiro forte de verduras ou frutas e se estão inteiros, com todas as ripas bem presas.
Na internet também é possível encontrar sites que vendem pallets novos e seminovos, que entregam diretamente na sua casa.
E sabe do melhor? Com o uso dos pallets você pode criar vários móveis e decorações para sua casa. Aqui no blog temos uma matéria bem completa que ensina a fazer mesa e sofá de pallets que ficam incríveis em qualquer ambiente. Para conferir, clique aqui.
Materiais necessários
Pegue um papel e uma caneta e anote aí os itens que você vai precisar para montar a sua própria piscina:
– Água para encher a piscina;
– Cinta com catraca para segurar a estrutura;
– Fita adesiva forte;
– Furadeira;
– Lonas de polietileno grandes de mais ou menos 5mx4m (2 unidades);
– Martelo;
– Pallets (10 unidades);
– Pregos e parafusos;
– Toalhas, lençóis e panos;
– Verniz ou stain.
Como montar?
Para facilitar seu trabalho, fizemos um passo a passo bem detalhado. Confira todas as etapas:
1º) Antes de tudo, observe bem o solo de onde a piscina será montada. Verifique se não há nenhum objeto pontiagudo ou elevações. Uma dica boa é “afofar” um pouco a terra, garantindo que nenhuma pedra ou objeto prejudique a piscina.
2º) Em seguida, prepare todos os pallets. Para isso, lixe tudo muito bem e deixe todas as bordas mais arredondadas para evitar acidentes.
3º) Passe um pano úmido e depois duas a três demãos de verniz ou stain. Isso irá aumentar a durabilidade e a resistência do material.
4º) Na sequência é hora de começar a montagem. Então, forre todo o chão com uma das lonas de polietileno.
5º) Em seguida, junte alguns pallets e utilize pregos e parafusos para prendê-los bem uns aos outros.
6º) Depois, reforce a estrutura usando cintas com catraca para carga.
7º) Agora, forre todo o interior da piscina utilizando panos e lençóis que já estão sem uso na sua casa. Não precisa comprar novos, o que tiver em casa serve. Isso irá garantir que a lona da piscina não fique em contato com nenhuma superfície áspera.
8º) Na sequência, pegue a outra lona de polietileno e coloque-a por cima, prendendo-a nos pallets com o auxílio de uma fita adesiva forte.
9º) Em seguida, faça o acabamento na parte de cima com tábuas de madeira ou da maneira que preferir.
10º) Para finalizar, encha a piscina de água e curta muito com a criançada.
Deck de madeira
Para combinar com a piscina em casa, você pode construir um deck de madeira na área ao redor.
Então, analise o local em que será construído. É necessário que o piso seja plano e resistente, independentemente de que superfície for. O ideal é que a madeira do seu deck seja de ipê, que é mais resistente, e que ela seja impermeabilizada para evitar a ação da umidade e do tempo.
Existem várias formas de fazer o seu deck. As mais comuns são as de madeiras perfiladas e as de conjuntos quadrangulares. Os conjuntos são fáceis de instalar em qualquer piso – apenas encaixando em qualquer superfície. Já as madeiras perfiladas precisam de uma base de concreto e um espaço entre elas e o chão para não reter o fluxo de água (que pode ser feito com uma base lateral de madeira). Para a fixação da madeira, dê preferência aos pregos inox, que têm maior durabilidade. Aí é só colocar as madeiras lado a lado, pregando e fazendo o acabamento.
Gostou das nossas dicas?
Nós estamos muito ansiosos para ver como ficou a sua piscina. Então, depois que estiver tudo pronto, tire diversas fotos e poste marcando a gente lá nas nossas redes sociais.
Lembrando que aqui no nosso blog temos uma aba especial com mais dicas e inspirações. Inclusive temos uma matéria completa com dicas para você montar um espaço kids na sua casa. Para conferir, clique aqui.
Também fique sempre de olho em nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo!
Além disso, no site da Foxlux você conta com diversos produtos de iluminação, materiais elétricos, ferramentas e outras utilidades. E no site da Famastil tem ferramentas para construção e jardinagem. Assim você tem sempre em mãos os materiais necessários para dar início em qualquer projeto de reforma, construção e jardinagem.
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *