Aprenda a montar um terrário de cactos e suculentas
Os cactos e as suculentas são espécies perfeitas para serem utilizadas na decoração da sua casa. Elas têm diversos formatos, tamanhos e texturas que ficam lindas na composição de um terrário. Além disso, são mais fáceis de cuidar.
Quer aprender a montar um lindo terrário para cultivar as plantas e utilizar na decoração da sua casa? Então, confira algumas dicas que separamos para ajudar você a arregaçar as mangas e colocar a Mão na Massa.
Materiais necessários
Para montar o seu terrário de cactos e suculentas, você vai precisar de:
– Carvão ativado
– Diferentes tipos de suculentas e cactos
– Folhas de musgo
– Pá
– Recipiente de vidro com amplo diâmetro e laterais baixas
– Seixos ou cascalho branco
– Terra
Como montar?
A montagem do terrário é relativamente simples. Confira o passo a passo para montar o seu:
1º) Primeiro, crie uma camada de rochas no recipiente de vidro para garantir que ocorra uma boa drenagem. Para isso, misture o cascalho com um pouco de seixos e uma grande porção de carvão vegetal. Essa camada deve ter mais ou menos 2 centímetros.
2º) Em seguida, adicione uma camada de musgo para auxiliar na retenção da água. Por precaução, utilize luvas e camisa de manga longa para manusear o musgo e evitar infecções por fungos.
3º) Depois, coloque uma camada de terra com cerca de 2 ou 3 centímetros.
4º) Na sequência, empurre a terra para evitar as bolhas de ar e faça pequenos buracos na terra nos locais em que as plantas serão colocadas.
5º) Pronto, agora é só posicionar as suas plantas.
Decoração
Depois de montar o seu terrário, chegou o momento de decorá-lo. Para isso, você pode utilizar areias, galhos secos, pedras, cristais ou outros itens de sua preferência.
Além de deixar o terrário mais bonito, esses elementos também ajudam na drenagem.
Depois, você pode colocar o seu terrário para decorar vários ambientes da sua casa, como: estante da sala, mesa de centro, balcão da cozinha e muitos outros locais.
Iluminação
Devido à origem árida, os cuidados com cactos e suculentas são mais simples do que os cuidados com outras espécies.
Porém, é fundamental garantir que essas plantas tenham acesso à muita luz natural. Por isso, garanta que o terrário esteja sempre próximo de janelas ou varandas para que as plantas possam se nutrir e desenvolver da melhor maneira possível.
Mas não deixe que o terrário fique exposto diretamente à luz solar. Como as plantas estão em um recipiente de vidro, a planta poderá se queimar.
Fique atento à suculenta. Caso ela esteja sem brilho, menos viçosa ou estiver crescendo alongada, garanta mais acesso à luz solar.
Hidratação do terrário
Por se tratar de um recipiente de vidro que não possui furos para a drenagem da água, é necessário ficar muito atento para que a rega das plantas não seja exagerada.
Suculentas e cactos não precisam de muita água para se desenvolverem, ainda mais em um terrário.
Se você mora em uma região mais fria, a rega pode ocorrer a cada 15 dias. Já nas regiões mais quentes, pode realizar a rega uma vez por semana. É importante prestar atenção na terra, verificando se ela está úmida ou não.
Substrato
Assim como a luz e a água, a terra é mais uma importante fonte de nutrição para as plantas.
Por isso, escolha um substrato com a mistura de diferentes ativos, como:
– areia
– condicionador de solo
– fontes de nutrientes (esterco, calcário e superfosfato)
– húmus de minhoca
– terra vegetal
Plantas fora do terrário
As suculentas e os cactos também podem ser plantados em outros locais. Aqui no nosso blog, temos uma matéria completa com dicas para você aprender a fazer lindos vasos utilizando cascas de coco e utilizá-los na decoração de diversos ambientes para trazer um toque mais rústico.
Para conferir a matéria completa, clique aqui.
Além disso, se você também é apaixonado por suculentas, não deixe de acessar a matéria com dicas de plantio, de cuidados e outras ideias de decoração utilizando essas plantas. Clique aqui e confira.
Ferramentas de jardinagem
A Famastil conta com um catálogo completo de produtos para jardinagem que irão auxiliar no cultivo da sua plantação. Acesse o site e conheça. Assim você tem as ferramentas sempre à mão para a manutenção e cuidado das suas plantas.
Viu como fica legal?
Depois de terminar o seu vaso, tire várias fotos e poste marcando a gente nas redes sociais, pois nós estamos muito ansiosos para ver o resultado.
Lembrando que aqui no nosso blog temos uma aba especial com mais dicas de decoração.
Além disso, se você gosta de jardinagem e paisagismo, não deixe de conferir aqui em nosso blog a aba que temos dedicada exclusivamente a esse tema. Para acessar, clique aqui.
E fique sempre de olho em nosso blog e nas nossas redes sociais para não perder nenhuma dica!
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *