Dicas de manutenção para a casa de férias
O final de ano está chegando e, nessa época, muitas famílias preparam as malas para viajar e curtir as férias. Muitos escolhem o litoral como destino para aproveitar os dias de descanso e diversão.
Para você passar esse período da melhor forma possível e evitar dores de cabeça ou contratempos, separamos algumas dicas para ajudar você a colocar a Mão na Massa e preparar a casa para as férias da família. Confira:
Como consertar os vazamentos?
Os vazamentos são comuns em qualquer tipo de residência e, geralmente, causam grandes problemas por conta do desperdício de água e também por ocasionar possíveis danos aos móveis e à estrutura da casa. Por isso, é muito importante identificar rapidamente qualquer problema relacionado a isso para evitar gastos desnecessários.
Caso identifique o vazamento de uma torneira, por exemplo, é preciso:
1º) Conferir se tudo está apertado corretamente.
2º) Com a ajuda de um alicate, aperte todas as roscas da torneira e depois verifique se esse vazamento cessou.
3º) Se o vazamento continuar, significa que há um problema relacionado às vedações da estrutura. Para consertar essa vedação, remova o local em que está posicionada a manopla da torneira e o fixador (utilizado para abrir e fechar o fluxo da água). Lá você irá encontrar uma parte emborrachada que precisa ser substituída.
Agora, se encontrar um vazamento nos canos visíveis, é necessário:
1º) Desligue o registro da água e corte o pedaço do cano em que há o vazamento aparente.
2º) Em seguida, utilize duas luvas de correr e um pedaço de cano que tenha, aproximadamente, três centímetros a menos do que o pedaço que você cortou anteriormente.
3º) Posicione uma luva de correr em cada extremidade do cano para realizar uma emenda e, em seguida, corra as luvas até que cubram os canos que foram instalados na parede. Assim, irá criar uma passagem de água que seja segura e evitará os vazamentos.
Já se o vazamento for encontrado nas juntas e nas conexões do cano:
1º) Corte o cano o mais próximo possível da peça que está com defeito.
2º) Depois instale a peça nova. E, se por acaso o cano não apresentar o tamanho necessário, use os pedaços de cano e as luvas de correr para aumentar a extensão da sua tubulação.
Para consertar os vazamentos de canos que estejam na parede ou no solo, o procedimento é o mesmo. A diferença é que a identificação desse tipo de vazamento é um pouco mais difícil, pois não é possível enxergar.
Depois que o local do vazamento for identificado, é necessário quebrar a parede ou o piso para que seja possível chegar nesse vazamento. E, depois disso, realizar o reparo.
Como tirar mofo da parede?
Nos locais mais quentes e úmidos em que não há uma boa circulação de ar e luminosidade, é comum o aparecimento do mofo.
Essa espécie de fungo cobre os mais diferentes tipos de superfícies como móveis, livros, roupas, calçados, livros e paredes.
Além de deixar o ambiente com o aspecto de sujo, o mofo traz vários riscos para a saúde. Isso porque os esporos que ele produz se propagam pelo ar, agravando os casos de asma e alergias respiratórias, além de transmitir bactérias causadoras de graves infecções ao organismo.
Por isso, caso identifique alguma parede com mofo na sua casa de férias, é necessário limpá-la.
Para a limpeza de uma parede mofada, você vai precisar de:
– Água;
– Água sanitária;
– Balde;
– Escova de cerdas duras ou esponja;
– Máscara;
– Óculos de proteção;
– Pano úmido.
Depois, basta seguir esse passo a passo:
1º) Para iniciar, verifique se as janelas estão bem abertas para que o local fique ventilado e bem iluminado.
2º) A água sanitária possui forte odor e pode até mesmo causar alergias e problemas respiratórios. Então, coloque todos os itens para a sua proteção e segurança (luvas de borracha, óculos e máscara).
3º) Em seguida, misture em um balde a água com a água sanitária. A proporção recomendada é de 1/3 de água sanitária para uma parte de água.
4º) Na sequência, com a ajuda de uma escova ou esponja, espalhe e esfregue a solução na parede sobre os pontos de mofo.
5º) Para finalizar, utilize um pano úmido para enxaguar e, depois, seque bem a parede para retirar a umidade.
Pintura das paredes
Caso decida pintar as paredes da casa de praia, compre tintas que sejam mais apropriadas para essa região.
Nas praias há maresia, uma mistura de partículas de água com substâncias químicas que ocasionam o aparecimento de mofo em vários pontos da casa quando os imóveis ficam sem ventilação por muito tempo.
Nas lojas físicas e também online é possível encontrar opções de tintas que sejam resistentes à maresia e ao mofo, durando por muito mais tempo. Por isso, vale a pena investir nessas tintas que irão dificultar a formação de mofos.
Além disso, também é possível utilizar um impermeabilizante em todas as paredes ou até mesmo uma massa acrílica que auxilia no bloqueio dos efeitos da maresia.
Calha e telhado
Antes e depois das férias e do período de chuvas, limpe as calhas e rufos e, se necessário, troque as peças danificadas.
Nos telhados, detecte telhas quebradas, trincas na massa que fixa a cumeeira, verifique o estado do madeiramento e o estado da manta. Essa manutenção previne infiltrações.
Limpeza da casa
Ao chegar na casa das férias, a primeira coisa a fazer é abrir bem as portas, cortinas e janelas, deixando o ar circular.
Essas casas geralmente ficam fechadas a maior parte do ano, acumulando muita poeira e insetos.
Depois que estiver tudo bem aberto e arejado, é hora de iniciar a limpeza. Tire todo o pó dos móveis, armários e objetos. Limpe bem o chão e passe um pano úmido em tudo.
Redobre a atenção ao limpar colchões, sofás e armários, que podem servir de esconderijo para insetos como as aranhas, por exemplo.
Alguns animais são inofensivos, já outros podem transmitir graves doenças ou provocar outros danos. Por isso, vale a pena até mesmo marcar uma dedetização durante esse período.
Gostou dessas dicas?
Seguindo nossas recomendações e fazendo todas essas manutenções, você poderá curtir os dias de férias com a família à beira do mar com mais tranquilidade e conforto.
Lembrando que no nosso blog temos uma aba especial com mais dicas de reparos. Fique sempre de olho aqui e nas nossas redes sociais para não perder nada.
Além disso, para você ter sempre em mãos os materiais necessários para dar início em qualquer projeto de reforma, construção e jardinagem, acesse o site da Foxlux e o site da Famastil.
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *