Pinheiro: Aprenda a cultivar o clássico de Natal
O Natal está quase chegando e, com isso, a maioria das pessoas está em busca de decorações para a casa. Uma decoração que não pode faltar é o tradicional pinheiro de Natal, que pode variar entre árvores artificiais e pinheiros naturais.
Apesar de ser um cultivo simples, os pinheiros possuem algumas particularidades para conservação. Pensando nisso, separamos várias dicas de cultivo para manter sua planta bonita e saudável. Confira:
Decoração com pinheiros
Os pinheiros são árvores perenes e marcadas pela diversidade de agulhas que variam de cor, tonalidade, tamanho e grupo. Ao todo, existem mais de 120 espécies registradas que se assemelham pela casca que parece uma escama.
Devido a sua facilidade de plantio, crescimento e cultivo, a espécie é muito procurada para o paisagismo.
Nos Estados Unidos é muito comum utilizar os pinheiros naturais como árvore de Natal. Nos filmes natalinos é possível perceber que a população corta o tronco e enfeita a árvore cortada. Mas, logicamente, depois de um tempo ela seca e é descartada.
No Brasil, está cada vez maior a busca por pinheiros vivos e em vasos para a decoração natalina. Assim, eles sobrevivem durante todo o período das festas e depois também.
Qual espécie comprar?
Se você possui espaço em sua residência, com uma área que receba muita luz solar, o Pinheiro Tuja é uma das espécies mais indicadas para cultivar. Ao comprá-lo, selecione uma muda com aproximadamente 60 centímetros e se prepare para ela crescer muito.
Caso seja plantado em uma boa terra e receba bastante luz, o pinheiro poderá ser cultivado em um vaso por até cinco anos. Mas depois precisará de espaço. Na fase adulta, o Pinheiro Tuja pode atingir até 4 metros.
Uma dica é comprar sua muda antes do Natal. Isso porque, com a grande procura próximo a data, as mudas muitas vezes são retiradas sem o devido cuidado, comprometendo as suas raízes.
Qual vaso escolher?
Para cultivar seu pinheiro, é fundamental se atentar ao tamanho do vaso. Se for quadrado, escolha um vaso com aproximadamente 1,5 m². E, em caso de vasos circulares, selecione um com 80 centímetros de diâmetro e 80 centímetros de profundidade.
Quais os cuidados com a iluminação e a irrigação?
A escolha do local para colocar o vaso é fundamental para garantir que seu pinheiro se mantenha bonito e saudável.
Isso porque os pinheiros precisam de uma grande quantidade de luz solar diariamente para que prosperem e fiquem sempre com a cor verde brilhante. Por isso, posicione seu vaso próximo às janelas, no parapeito ou em um ambiente bem iluminado.
Vale ressaltar que a espécie gosta de ser mantida em um local fixo. Então, selecione uma região iluminada e, se possível, gire o vaso várias vezes ao dia para assegurar que todos os lados da muda recebam a iluminação suficiente. Isso irá garantir que a árvore cresça de maneira reta e simétrica, sem dobras para a direção da luz.
A falta do contato com a luz pode ser observada nas pontas dos galhos, que começam a secar e a ficar tortos. Essa reação muitas vezes é confundida com a falta de água na planta, que também merece atenção.
Tolerantes à seca, os pinheiros não precisam de rega constante ao decorrer do ano para que prosperem. Por isso, quando estão plantados no solo o próprio meio ambiente consegue dar conta de fornecer a água para a árvore.
E, quando estiverem ainda no vaso, os pinheiros devem ser irrigados uma vez na semana. Utilize um regador, pois essa rega deve ser realizada de forma lenta e delicada para que a água preencha todo o vaso. Mas é importante cuidar para não encharcar muito a raiz, apenas umedecê-la.
Como funciona a poda e manutenção?
Na hora de podar seu pinheiro, utilize uma tesoura para poda profissional apropriada. Além disso, tenha bastante cuidado, retirando todos os galhos secos e danificados. Isso irá estimular a entrada de luz e ajudar durante o processo de brotação da planta.
Realize a poda de 1/3 do novo crescimento no início da primavera, depois que os novos brotos macios já se desenvolveram nas pontas dos galhos.
Se você deseja manter a árvore sempre do mesmo tamanho e com a folhagem mais densa, essa poda pode ser realizada anualmente.
É importante sempre limpar e desinfetar as ferramentas que serão usadas na poda antes de remover os galhos. Dessa maneira, você irá evitar a transferência de patógenos para a árvore saudável.
Vamos iniciar a decoração de Natal
Depois que sua árvore estiver bem cultivada e do tamanho desejado, é hora de colocar a Mão na Massa e iniciar a decoração.
Vale ressaltar que, ao decorar o pinheiro vivo, deve-se evitar as decorações mais pesadas que podem comprometer e danificar os galhos e estrutura da árvore. O recomendado são as luzes de LED, que são frias e não estragam as folhas.
Para você se inspirar, acesse a matéria completa que temos aqui no blog com dicas de decoração com lâmpadas.
Quando estiver tudo pronto, tire várias fotos e poste marcando a gente nas redes sociais.
Gostou dessas informações?
Lembrando que no nosso blog temos uma aba especial com mais dicas de decoração. Para conferir, clique aqui.
Além disso, se você gosta de jardinagem e paisagismo, não deixe de conferir aqui em nosso blog a aba que temos dedicada exclusivamente a esse tema. Para acessar, clique aqui.
E no site da Famastil você encontra um catálogo completo de itens para jardinagem que irão auxiliar no cultivo do seu jardim. Assim, você terá sempre em mãos os materiais necessários para dar início a qualquer projeto.
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *