Cuidados com as Plantas no Verão
Dicas para mantê-las bonitas, economizando água no jardim
As altas temperaturas e o ar mais seco são algumas das características do verão. Por isso, precisamos dar uma atenção especial para as plantas durante essa estação. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você colocar a Mão na Massa e mantê-las saudáveis. Confira:
Uma bela sombra
Se possível, evite deixar suas plantas expostas ao sol durante um longo período para não as queimar.
Para que elas aproveitem a luz do sol sem riscos, escolha um local mais fresco e alterne momentos de sol e sombra. Você pode colocar os vasos na sacada do seu apartamento ou na varanda da sua casa, por exemplo, locais perfeitos para isso.
Retire as folhas e flores secas
No calor é fundamental tirar todas as folhas e flores secas que estão na base dos vasos e também entre as folhagens. Isso porque elas abafam muito, dificultando a circulação do ar.
Xô pragas!
As ervas daninhas e parasitas ficam ainda mais fortes nessa época do ano. Além de tirarem toda a beleza do seu jardim, elas retiram água e nutrientes.
Por isso, é importante ficar sempre atento ao aparecimento delas e eliminar o mais rápido possível. Se desejar, é possível utilizar fertilizantes ou outros produtos específicos para as pragas.
Água fresca
No verão, procure não regar as plantas sob sol forte, pois a terra fica muito quente e a água irá evaporar antes de chegar até a raiz. Também não é recomendado regar e depois colocar no sol, para evitar o aparecimento das manchas.
O mais indicado é regar pela manhã ou no final da tarde a cada dois dias, mais ou menos.
Para ter certeza que a planta deve ser regada, você pode utilizar as mãos para tocar a terra e verificar a umidade. Se a sua mão ficar suja de terra é porque ainda há água na planta, mas, se a mão ficar limpa, é porque está mais que na hora de uma água bem fresca.
Evite o desperdício de água
Para preservar o meio ambiente e também diminuir os gastos com a conta de água é preciso tomar muito cuidado para não desperdiçar a água. E essa atitude também pode ser tomada no jardim da sua casa.
Veja só algumas dicas para poupar água:
Olha a chuva!
No dia de regar suas plantas, consulte a previsão do tempo de sua cidade. Se houver indícios de chuva, você não precisa utilizar a mangueira para regar. Basta posicionar as plantas em um local em que elas peguem chuva.
Caso isso não seja possível, coloque baldes ou algum outro coletor para captar a água da chuva e depois utilize essa água nas plantas.
Reutilize
Você pode utilizar a água já fria do cozimento de legumes e massas para regar as plantas, desde que não tenha acrescentado sal ou outro produto similar no cozimento.
Diminua o espaçamento
Na sua horta, deixe menor o espaço entre as plantas. Dessa forma, a área para a irrigação é menor e com isso a quantidade de água utilizada também reduz.
De olho no piso
Nos caminhos e decks, utilize pisos porosos que atuam na drenagem da água. Dessa maneira, a água irá penetrar no solo e irrigar as plantas do jardim mais profundamente.
Viu só quantas dicas legais?
Seguindo todas elas, é possível deixar seu jardim lindo durante todo o verão e ainda contribuir para evitar o desperdício de água.
Em nosso blog você encontra todas as dicas para cuidar das suas plantas. Clique aqui e confira.
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *