Aprenda a Fazer as Peças do Bets
Hora de relembrar essa brincadeira das antigas.
Tem coisas da nossa infância e adolescência que ficam para sempre na nossa memória, né? Se envolve diversão com amigos então, a gente nunca mais esquece.
Uma das brincadeiras que eu tenho certeza que trouxe boas risadas com a molecada foi o bets. Às vezes a disputa dava até briga, mas quando a partida acabava a amizade voltava também.
Que tal relembrar essa brincadeira e montar as peças do jogo? Depois é só chamar os amigos, filhos e primos para iniciar a disputa.
Lembra das Regras do Jogo?
Primeiro, separe os jogadores em duas duplas e depois decidam qual dupla começará com a bolinha e qual começará com os tacos. A decisão pode ser feita por par ou ímpar, palitinho, quem lança a bola mais longe, etc.
Depois, em um terreno plano de gramado ou praia, deem uma distância de quinze metros. Mas não precisa pegar a régua para isso. Como vocês faziam antigamente? Dando passos largos para medir. Então, é assim mesmo. Posicione uma casinha em cada extremidade e, ao redor delas, faça um círculo bem visível para determinar a base.
Então, as duas duplas se separam e cada uma vai para um lado. Sendo uma dupla com tacos e a outra com a bolinha. Quem está com o taco deve mantê-lo dentro da base e a dupla com a bolinha fica atrás das bases.
E comeeeeeça a disputa!
Quem está com a bola deve lançá-la com o objetivo de derrubar a casinha que está do outro lado. E, quem está com o taco do outro lado, deve tentar rebater a bola para o mais longe possível, evitando que a casinha seja derrubada.
Quando a bolinha é rebatida para frente e bem longe, a dupla com os tacos deve correr para trocar de lugar, batendo os tacos no meio do campo para fazer pontos, antes que a bolinha seja recuperada pela outra dupla, e voltar logo para a posição inicial (com o taco dentro da base) para impedir que a casinha seja derrubada.
Se a bolinha derrubar a casa do lado contrário, tocar em quem for rebater ou se encosta no taco rebatedor e vai para trás por três vezes, as duplas trocam de posição e quem estava com o taco pega a bolinha e vice-versa.
A bola desapareceu ou caiu em um lugar de difícil acesso? Basta gritar “bolinha perdida” e, com isso, dar seis pontos para a outra dupla.
Ganha o jogo quem fizer doze pontos, ou seja, a vitória é de quem cruzar o taco doze vezes.
Não tem mais os tacos e casinhas do jogo? Não tem problema. Você mesmo pode fazer essas peças.
Hora de Colocar a Mão na Massa
Nada de comprar as peças do jogo. Na sua época eu sei que o negócio era raiz mesmo e cada um montava o seu. Então, vamos para essa missão.
Se você não lembra como faz, a gente refresca sua memória. Pega o caderninho aí e anota o que você vai precisar para montar tudo:
– Madeira (duas de 1,5 metros por 8 centímetros)
– Ripas de madeira (seis de 20 centímetros)
– Trena
– Furadeira
– Serrote
– Lixa
– Lápis
– Cordão
– Bola de tênis
E para montar tudo é muito fácil. Arregace as mangas aí e coloque a Mão na Massa!
Para fazer os dois tacos, basta seguir esse passo a passo:
1º) Meça 75 centímetros da madeira e faça uma marcação com o lápis.
2º) Com o serrote, corte dois pedaços de 75 centímetros.
3º) Retire as quinas de uma das pontas de cada taco e depois lixe todos os cantos.
4º) Na outra ponta, passe a fita isolante que será o local onde irá segurar os tacos na hora do jogo.
5º) Se desejar, pode decorar e personalizar os tacos da maneira que quiser usando tintas e verniz.
Você pode usar duas latinhas vazias de alumínio como casinhas, mas, já que está com a Mão na Massa, não custa fazer os tripés.
Para isso, siga estas orientações:
1º) Com a furadeira, faça um furo em uma das pontas das seis ripas.
2º) Passando o cordão nos buracos, nas ripas de três em três.
3º) Se você quiser, pode decorar e personalizar as casinhas como preferir com tintas e verniz.
Depois é só reunir a galera e começar os jogos. Mas não seja egoísta, hein? Deixa a criançada jogar também.
Gostou de relembrar da infância?
Aqui no nosso blog também ensinamos você a montar um carrinho de rolimã que fez parte da história de uma geração toda. Quer relembrar essa brincadeira e montar o seu? Clique aqui e confira.
Deixe seu comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *